Educação - Terça-feira, 03 de Maio de 2022

PREFEITURA DE ANDRADAS PROMOVE II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO CAPS

Na última quinta-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Andradas promoveu a II Conferência Municipal do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal, a partir das 08 horas. Durante o encontro, foi abordado o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”, reunindo pessoas e profissionais ligados ao segmento, que discutiram e apresentaram propostas condizentes à realidade atual. “Entendemos a importância da Saúde para a população e a nossa gestão tem investido em ações para avançar ainda mais neste setor, como a contratação de equipes médicas, aquisição de medicamentos e medicamentos, como também em programas de prevenção por meio das ações dos Unidades de Estratégia de Saúde da Família”, destaca a Prefeita Margot Pioli. Depois da explanação dos eixos, foram eleitas as seguintes propostas:  – EIXO I: 1. criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD; 2. direcionar um trabalho sistemático envolvendo as famílias dos usuários; 3. Capacitações das equipes de atenção primária; - EIXO II:  1. implantação do CAPS AD no município de Andradas e/ou consultório de rua; 2. aquisição de imóvel próprio para sede do CAPS, de acordo com as legislações e portaria vigentes; 3. Garantir financiamento do Centro de Convivência com a ampliação da equipe e das atividades socioculturais e esportivas; - EIXO III: 1.criar parcerias intersetoriais para prevenção, promoção, tratamento e reabilitação; 2. inclusão em oficinas produtivas para pacientes bem como a estruturação e contratação de profissionais especializados para atuar junto a essas oficinas; 3. reorganizar o fluxograma para estreitar as informações entre saúde, social e educação; - EIXO IV: 1. Incentivar um estilo de vida saudável a fim de reduzir a ocorrência de desordens mentais e físicas; 2. Estabelecer meios de monitorar a qualidade de saúde mental entre crianças, jovens, usuários de drogas e pessoas idosas; 3. apoiar e promover a estabilidade familiar, a integração social e o desenvolvimento humano, estimulando medidas de proteção. Vale salientar que todas as propostas citadas acima têm cunho municipal, estadual e federal, de acordo com as diretrizes das conferências.