Saúde - Quarta-feira, 09 de Março de 2022

NOTA INFORMATIVA – VARIANTE ÔMICRON EM ANDRADAS

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que foi constatada em Andradas a Variante Ômicron, uma variação genética do novo Coronavírus, em 12 amostras coletadas de pacientes com sintomas gripais, suspeitos de Covid-19, no mês de janeiro de 2022, enviadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), de Belo Horizonte. Infelizmente, em um dos casos detectados, trata-se de uma paciente com 60 anos de idade, que não foi vacinada, apresentou agravamento do caso e veio a óbito. Andradas tem avançado sistematicamente na imunização contra a Covid-19, inclusive com as doses de reforço e a vacinação infantil, preconizadas pelo Governo Federal. Assim, os dados epidemiológicos e assistenciais apresentados até o momento são satisfatórios. Diante disso, a Secretaria de Saúde faz um apelo para que as pessoas procurem o Materno Infantil e sejam imunizadas. Apesar das flexibilizações, a pandemia ainda não acabou e as únicas armas contra o vírus da Covid-19 são:  a vacinação, a higienização correta das mãos e o uso das máscaras, sobretudo em ambientes fechados.