Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Março de 2022

ANDRADAS IRÁ SEDIAR O 1º ENCONTRO DAS MULHERES DO CAFÉ DA REGIÃO VULCÂNICA

O encontro busca valorizar e incentivar as mulheres cafeicultoras da região. A Prefeitura de Andradas e a Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, realizam no próximo dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o 1º ENCONTRO DAS MULHERES DO CAFÉ DA REGIÃO VULCÂNICA. O evento será realizado em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, a EMATER-MG, o Instituto Federal do Sudeste de Minas, o SEBRAE-MG e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais. O encontro será realizado no Restaurante Aldeia Fazenda Velha, em Andradas, e tem como objetivo reunir as mulheres da Região Vulcânica dando visibilidade às várias cafeicultoras que estão mudando a forma como produzimos, comercializamos, consumimos e nos relacionamos com o café. O evento contará também com a presença de mulheres de destaque do agronegócio do café de todo o Brasil para falar sobre o papel feminino neste mercado, de forma a inspirar as cafeicultoras a participar cada vez mais das atividades do setor, dentro e fora de suas propriedades.  “O incentivo ao agronegócio é um dos compromissos desta gestão, pois entendemos a importância dessa atividade para o desenvolvimento socioeconômico de Andradas e região, sendo um dos fortes pilares na geração de emprego e renda. Aproveito a ocasião para parabenizar os cafeicultores andradenses, em especial às mulheres nesse momento, todos responsáveis por levar o nome de nossa cidade para outras regiões do país e do mundo, devido à alta qualidade dos seus produtos”, destaca a Prefeita Margot Pioli. A realização deste evento conta ainda com o patrocínio ouro da Palinialves, patrocínio prata do Sicredi UniEstados e Cooperativa COOPAMA e patrocínio bronze da ACAFEG. A apresentação do evento será conduzida pela prestigiada jornalista Luiza Nogueira, do programa Play no Agro, do canal Terra Viva, da Band. PROGRAMAÇÃO – 8 DE MARÇO 08:00 – CAFÉ DE BOAS-VINDAS 08:30 – ABERTURA OFICIAL – Com a Prefeita Municipal de Andradas, Margot Pioli, e Ana Maria Soares Valentini (Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais) e Marcos Lobo Sanches (Presidente da Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica) 09:00 – PALESTRA – MULHERES NO CAMPO – Profª. DANIELLE BALIZA (IFSudeste de Minas e IWCA) 09:45 – PALESTRA – DIFERENCIAÇÃO PELA ORIGEM – PRISCILLA LINS (Sebrae Minas) 10:15 – PALESTRA REGIÃO VULCÂNICA – ULISSES OLIVEIRA (Diretor Executivo Região Vulcânica) 10:45 – PAINEL - MULHERES DA REGIÃO VULCÂNICA (Julia Viana, Juliana Lanzani, Gizela Junqueira, Maria Socorro). Mediadora Mariana Proença  11:45 – PALESTRA – MULHERES Q-GRADERS – ANDRÉIA BRAGA (Q-Grader Bourbon Specialty Coffees) 12:15 – ALMOÇO 13:30 – WORKSHOP – CONFRARIA DO CAFÉ 13:30 – WORKSHOP - MULHERES BARISTAS – KEIKO SATO (Santo Grão) 14:30 – PALESTRA – TORREFAÇÃO DE CAFÉ - ROBERTA BAZILLI (Café Bazilli e consultora) 15:00 – PALESTRA – SPECIALTY COFFEES – MARIA DIRCÉIA (SMC Specialty Coffee / Cooxupé) 15:30 – PAINEL - MULHERES DA REGIÃO VULCÂNICA (Aprod, Assofé, Assodantas, Vale da Grama, ASSPROCAFÉ). Mediadora Vania Marques 16:30 – PAINEL - MULHERES DE ANDRADAS (ACAFEG, Sindicato Rural de Andradas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andradas). Mediadora Danielle Baliza 17:00 – ENCERRAMENTO O evento conta com o apoio da Bourbon Specialty Coffees, da Pressca, da Confraria do Café, da Revista Espresso, da SMC Specialty Coffees, da Café Poços, do Sindicato Rural de Andradas, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Andradas, Caldas e Ibitiúra de Minas, da ACIRA CDL de Andradas e do IWCA. Para participar do evento, é necessário se inscrever previamente no link. https://bit.ly/mulheresregiaovulcanica . As vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento, entrar em contato no telefone (35) 99819.6519 ou pelo e-mail contato@cafesvulcanicos.com.br.