MAIS UM MACACO MORTO FOI ENCONTRADO EM ANDRADAS.

Em 13/02/2020 às 17:02:10

A VACINA É A ÚNICA FORMA DE PREVENÇÃO!

Esta semana, mais um macaco morto foi encontrado em Andradas, o segundo este mês, desta vez no Bairro Bela Cruz, zona rural de Andradas, o mesmo foi recolhido pela Vigilância Ambiental para a realização de análises com o objetivo de identificar a causa da morte, que, supostamente pode ser Febre Amarela.

O Bairro Bela Cruz localiza-se próximo ao Bairro dos Lobos onde recentemente outro macaco foi encontrado. Estes fatos são alertas para o risco de incidência desta doença. A Secretaria de Saúde e Ação Social irá divulgar nos próximos dias as estratégias de intensificação das vacinas nestes bairros rurais. A população, principalmente dessas áreas esta sendo chamada a comparecer nas unidades de saúde para verificar os cartões de vacina.

Segundo orientações da Secretaria Regional de Saúde de Pouso Alegre, a vacinação contra febre amarela deve ser intensificada, sendo a única forma de prevenção. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana, sendo: Materno Infantil, e as Estratégias de Saúde da Família, ESF, localizado nos bairros Mantiqueira, Horto, e Rio Negro.

Caso qualquer cidadão encontre algum macaco morto, deve protegê-lo cobrindo-o com plástico. De forma alguma deve-se tocar no animal, pois há o risco de transmissão de outras doenças. Também orientamos a população comunicar imediatamente a Vigilância Ambiental pelo telefone: (35) 3731 – 7695 (atendimento das 12h às 18h) ou a Guarda Municipal através do telefone 153 (atendimento das 6h à 00h).

É importante lembrar que os macacos não transmitem a febre amarela, são apenas vítimas da doença, matar o animal não resolve o problema, e pode caracterizar crime ambiental.

A Secretaria de Saúde e Ação Social informa ainda que no próximo sábado dia 15, durante a ação do “Dia D de Combate ao Sarampo”, estará conferindo as carteiras de vacinação da população e as pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina contra a Febre Amarela serão vacinadas.