CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Em 10/02/2020 às 14:06:53

Começa nesta segunda-feira 10, em Andradas, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. O dia “D” da Campanha será no sábado dia 15 de fevereiro. Nesta campanha, a Secretaria de Saúde e Ação Social irá ampliar a imunização e estará vacinando a população contra a febre amarela. A população também é chamada para verificar e atualizar o cartão de vacina, todos que estiverem com vacina em atraso, poderão atualizar e se imunizar. Esta ampliação deve-se ao fato de que um macaco morto foi encontrado na zona rural de Andradas.

Os pontos de vacinação serão: Materno Infantil, e unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), estas unidades estarão abertas no sábado, 15 de fevereiro das 08h às 16h, confiram os endereços;

Materno Infantil Maria do Carmo Tonon

Endereço: Rua Érico Buzato, 55 - Alto Alegre.

Telefone: 3731-5872/ 3731-3313

ESF Irmã Maria Olímpia de Magalhães Nogueira

Endereço: Rua Argemiro Pereira de Oliveira, 194 - Bairro do Horto.

Telefone: 3731-1805

ESF Maria Catarina Donati Risso

Endereço: Rua Daniel Oliveira de Paula, 29 - Jardim Mantiqueira II.

Telefone: 3731-4383

ESF Dr. Leopoldo Pio de Magalhães

Endereço: Rua dos Ribeiro, s/n - Jardim Rio Negro.

Telefone: 3731-4233

Segundo as orientações do Ministério da Saúde, a vacina contra o Sarampo contempla a faixa etária de seis meses a 49 anos. A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa. Apesar de alguns Municípios terem divido a campanha em etapas, sendo a primeira fase para pessoas de 5 a 19 anos, em Andradas a Campanha não será divida. De acordo com Telma Lucas Borges Franco, enfermeira, o Município tem vacina suficiente para atender todas as faixas etárias. Já a febre amarela, é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Os macacos assim como as pessoas são hospedeiros da doença. O macaco morto encontrado gera atenção, pois o mosquito pode picar um macaco contaminado e picar o homem, transmitindo assim a febre amarela.

Vacine-se, procure uma unidade de saúde mais próxima e verifique seu cartão de vacina. Para vacinar-se é necessário levar o cartão de vacina.