ANDRADAS CONTA COM REPRESENTANTE EM CONCURSO ESTADUAL DE CAFÉ

Em 26/11/2019 às 17:10:04



A Premiação do 1º Concurso da Qualidade dos Cafés de Andradas aconteceu na última terça, dia 19.

O concurso é uma realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater - MG, Governo de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Andradas e possui 3 categorias de premiação: Melhor Café Andradense, Melhor Café produzido por Mulher Cafeicultora e Melhor Café produzido por Jovem Cafeicultor.

Ao todo foram 60 amostras de café da região, sendo 54 do município de Andradas. Da categoria Mulher Cafeicultora, foram 10 amostras, e da categoria Jovens foram 13 amostras.

O cafeicultor Fábio Roberto Menegon, ganhou o 1º lugar do concurso, e classificou-se finalista no 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, na categoria “Café natural”, nessa categoria, dentro do estado de Minas foram selecionadas 16 amostras, sendo 05 representantes do Sul de Minas. A premiação do evento do Estado acontece dia 03 de dezembro em Belo Horizonte. Fábio fala do prêmio: “Se perguntar pra mim quando eu comecei a mexer com café, vou te dizer que são 43 anos. Venho de uma família de cafeicultor, e o povo antigo fala que a gente nasce de baixo do pé de café. Eu gosto do café, de cuidar dele, pra mim fazer qualidade de café é como se estivesse fazendo um agrado ao café, é um prazer que tenho. Estou muito feliz com o prêmio, todos que ganharam são meus amigos, por que tenho grande apreço”, relata Fábio.

O secretário Municipal de Agricultura José Antônio Stivanin fala da parceria da prefeitura: “Estamos trabalhando para a realização deste evento à aproximadamente 06 meses, foi criada uma comissão com a participação da Prefeitura, Emater, Acira, Sindicato dos Produtores Rurais, para realizar esse evento que aproveita o Concurso Estadual de Café, foi utilizada toda a infraestrutura do concurso para selecionarmos os melhores cafés de Andradas”, ressaltou ainda que  a cultura do café está presente na história do município há mais de cem anos.

Melhor café:

1ºLugar: Roçadeira Stihl KA-85 Fábio Roberto Menegon, ele representar Andradas na final estadual, no dia 03 dezembro, em Belo Horizonte 16 Concurso de qualidade dos cafés de MG. Ele está entre as 5 melhores do Sul de Minas no concurso estadual.

 

2° Lugar: Soprador Stihl BG-50 José Batista Mascarelli.

 

3° Lugar: Pulverizador Stihl SR-420 Domingos Leoni Neto.

 

Mulher Cafeicultora: Lavadora Jacto J 5000 Alexandra Conceição.

 

Jovem Cafeicultor: Ferramentas Worker 110 peças Luiz Fernando Vilas Boas.

O evento teve início às 13h, no salão de festas do Grêmio Recreativo da Icasa, localizado na Avenida Ricarti Teixeira, 1444.

Durante o evento aconteceu as seguintes palestras:

- A importância da mulher e do jovem na cafeicultura - Palestrante: Flora Teixeira - Coordenadora de Bem Estar Social Emater-MG

-  Técnicas de pós-colheita e inovações para obtenção de cafés especiais - Palestrante: Bruno Ribeiro - Engenheiro Agrônomo especialista em pós-colheita

-  Como agregar valor ao café e ampliar opções de mercado - Palestrante: Willem Guilherme de Araújo - Gerente Regional Emater-MG

O evento ainda contou com a apresentação do Grupo de Violeiros de Andradas.

Foram 60 amostras da região, sendo 54 de Andradas

Jovens 13 amostras

Mulher 10 amostras


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu