PREFEITO MUNICIPAL RODRIGO LOPES PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE CONTROLE INTERNO EM BELO HORIZONTE

Em 14/08/2019 às 12:40:40

O Prefeito Municipal Rodrigo Lopes, de 12 a 14 de agosto está participando do “II Seminário de Controle Interno”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais que acontece na Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo em Belo Horizonte.

O evento traz o tema: Ponto de Expressão - Controle Interno: suporte ou engessamento da gestão e tem o objetivo de reforçar o propósito de atuação colaborativa com os órgãos de controle interno dos municípios.

Rodrigo Lopes, que está presente representando Andradas e também a Associação Mineira de municípios AMM, ao longo do dia, participou de diversos debates sobre a importância do controle interno e qual a opinião do município sobre este e outros temas ligados ao desenvolvimento.

Em definição, “O controle interno, tem a prorrogativa de fornecer aos gestores, de todos os níveis da esfera pública, informações para a tomada de decisão, relatos que auxiliam o controle dos processos, com o objetivo de alcançar as metas estabelecidas e resguardar os interesses da organização municipal”.

Segundo o Prefeito, “o trabalho realizado em Andradas foi enaltecido pelo Tribunal de Contas pelo fato de hoje a atual Controladora Rute Fernandes ser pós-graduada em gestão financeira e controladoria; pois ter um profissional com esse nível de qualificação é um diferencial. Outro fator de destaque foi o prêmio Mineiro de Boas Práticas, em que Andradas já foi finalista por 10 vezes desde 2014. O controle interno foi muito eficaz nesses projetos premiados, pois sempre ofereceu respaldo para a aplicação dos recursos de natureza vinculada as ações que transformam e continuam modificando a vida dos cidadãos em vários segmentos”. [...]

O Prefeito destacou em sua abordagem, a necessidade de que o Tribunal de Contas passe a inserir os investimentos na merenda escolar como despesa vinculada à educação e sejam inseridos na despesa constitucional obrigatória de 25%. Embora a merenda esteja diretamente ligada à educação, hoje é compreendida como política de ação social.

Rodrigo Lopes, durante o debate destacou ainda a necessidade do Tribunal de Contas passar a anuir que os documentos contábeis de empenhos possam ser arquivados de forma digital pelos municípios que já tenham plataformas de gestão digital. Esse será o caso de Andradas, que a partir do próximo dia 01 de setembro, iniciará o projeto “Protocolo Digital” que tem como meta dar mais transparência, celeridade nos processos e eliminar o arquivamento físico de documentos. Esse projeto trará ainda uma expressiva economia de custos com papel e impressão.