SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA PARA BAIXO ESTOQUE DE SORO ANTIRRÁBICO

Em 04/07/2019 às 15:54:41

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ALERTA PARA BAIXO ESTOQUE DE SORO ANTIRRÁBICO

A Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social de Andradas alerta a toda população para que não tentem pegar ou tenham contato com animais de rua, principalmente gatos e cachorros desconhecidos. O alerta também vale para que não se tente manipular mamíferos silvestres como morcegos. Para a população da Zona Rural, é pedido que não coloque as mãos na boca de bovinos e equinos. A justificativa é pela falta de estoque de Soro Antirrábico nas unidades de saúde. O laboratório responsável pela produção, no Rio de Janeiro, está em reformas e só vai retomar a fabricação no fim do ano. Com isso, nove estados do país ficarão sem o abastecimento, incluindo Minas Gerais.

A preocupação que gerou o alerta é para a transmissão do vírus da Raiva, que é transmitido principalmente pela saliva de animais contaminados e, deve tomar o soro de imediato, quem foi mordido por cães e gatos de rua ou morcegos. O soro é diferente da vacina e age diretamente na infecção pela doença.

Para mais informações sobre a situação do abastecimento no país, acesse o link abaixo: