4ª OFICINA PEDAGÓGICA

Em 07/06/2019 às 18:15:08


4ª OFICINA PEDAGÓGICA

Nos dias 30 de maio a 7 de junho as educadoras das creches municipais de Andradas participaram da 4ª Oficina Pedagógica realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

O treinamento foi direcionado as educadoras que trabalham diretamente com crianças atendidas pelas creches municipais, por meio de diversas atividades lúdicas onde, as profissionais conheceram novas metodologias de ensino utilizando a sustentabilidade como meio de criar instrumentos pedagógicos.

A Oficina foi dividida em três partes, cada uma direcionada a cada seguimento de atuação das creches: berçário, maternal e turmas complementares.

O objetivo desta edição da Oficina Pedagógica é trabalhar com sequências didáticas contempladas em livros de referências para Creches, oferecendo  oportunidade às educadoras para que aprendam na prática, como trabalhar e desenvolver atividades em sala de referência da criança ou em outros espaços da instituição, sempre com propostas didáticas e metodologias assertivas.

A oficina também trabalhou com a chamada “Educação 4.0” que atua com as novas tecnologias e novas formas de ensino, priorizando o aprendizado através de métodos modernos que priorizam a maior interação entre aluno, educador e instrumentos de ensino, utilizando para isto atividades lúdicas.

Segundo Luana de Fátima Delatesta, Coordenadora de Creches, essas oficinas enriqueceram a vida profissional e também promoveu um crescimento como ser humano, essas atividades serviram para reunir todas as educadoras das creches e assim promover uma maior interação e colaboração em benefício à educação de nossas crianças.

Para a Supervisora Pedagógica das Creches Municipais, Ivanil Vieira Theodoro Gonçalves, adotar uma postura reflexiva sobre sua função, é fundamental para as educadoras e isso foi trabalhado nas oficinas.:

- “A cultura de creche até o momento é vista como apenas o cuidar e agora, por meio de interações e ludicidades, as crianças tem mais liberdade para interagir e brincar, sempre aprendendo algo novo”. [...]

- “Diante de tantos desafios, é necessário que as educadoras adotem uma postura reflexiva da sua prática no ambiente profissional, assumindo uma postura de pesquisadora para tornar-se autora e produtora de conhecimentos. Sempre com muita responsabilidade, respeitando os direitos de aprendizagem das crianças dentro de um contexto de interações, brincadeiras”. [...]

- “É importante também que as educadoras reconheçam as linguagens da criança, que é o brincar, conviver, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Isso facilita o trabalho e promove crescimento”. Conclui.

Durante a oficina as educadoras desenvolveram atividades com diversos temas, utilizando o aproveitamento de materiais recicláveis, fabricando massinha de modelar através de receitas simples, dentre outros recursos disponíveis, estimulando assim a criatividade e compartilhamento de ideias que podem ser aplicadas no processo de educação das crianças.

 

 


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X