SECRETÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL PARTICIPA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA ENAP EM BRASÍLIA

Em 03/05/2019 às 15:49:58

A Secretária Municipal de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão da Prefeitura Municipal de Andradas, Vivian Caldas Magalhães Franco esteve nos últimos meses em Brasília, para participar do Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

A capacitação é uma proposta inovadora de imersão de gestores públicos municipais na realidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir de aulas, oficinas, estudos de caso, palestras e simulações que irão defrontá-los com a aplicação prática de conceitos de gestão e políticas públicas que promovem o desenvolvimento local.

Para ela, integrar os (ODS), é de grande importância para dar continuidade no trabalho público da administração. “O Brasil, junto com outros 192 países membros das Nações Unidas, foi signatário e se comprometeu com a implantação, até o ano de 2030, de uma nova Agenda para o Desenvolvimento Sustentável com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável os chamados (ODS), porém para que isso aconteça os municípios, que são quem executam as políticas públicas, precisam aderir a este compromisso. Para isso precisamos integrar os (ODS) aos instrumentos de Planejamento Municipais”. Pontua.

Andradas, representada pela secretária, foi uma das 100 cidades selecionadas. No total, cerca de 1 mil gestores e cidades foram avaliados para fazer parte da primeira turma nacional deste programa, a seleção para o curso coloca o município na plataforma de desenvolvimento Sustentável Mundial, já que a cidade passa a ser um polo para inserir as metas dos ODS da agenda de 2030 na Organização das Nações Unidas (ONU), que associa crescimento econômico, social e ambiental”.

No total, foram 408 horas de aulas intensivas, além de mais de 70 horas de atividades extras para construção de rede, aprendizado instrumental e reflexões analíticas com palestras, mesas redondas e oficinas em temas como Inovação, Equilíbrio Fiscal, Coordenação de Políticas, Abordagem Comportamental de Políticas Públicas, Experiências Internacionais com ODS, Direitos Humanos, e Desafios da Gestão Pública.

O curso foi promovido com parceria de instituições qualificadas e com experiência em gestão local. Essa edição foi dedicada a servidores públicos em exercício na administração pública municipal e à empregados de consórcios públicos municipais.

Por Gabriel Saraiva, com informações da enap.gov.br