Comitiva de Jacutinga visita Andradas para conhecer as etapas do processo de municipalização do trânsito

Em 02/02/2019 às 11:14:41

Andradas teve o sistema de trânsito municipalizado através da Portaria 898 de 05 de novembro de 2018, integrando o município, através da Coordenadoria  Municipal de Trânsito, ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT. A segunda etapa deste processo está em andamento e aguardando a realização de licitações.

Nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, o Secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Cultura da cidade de Jacutinga, MG, Newton José de Carvalho, e o Coordenador de Trânsito daquela cidade, Orlando de Oliveira Junior, estiveram em Andradas buscando por informações sobre as etapas necessárias para realizar a municipalização do trânsito. Considerando que nosso município já está neste processo, a comitiva conta com o apoio e a cooperação da Prefeitura Municipal de Andradas para realizar a municipalização do transito daquela cidade. Em reunião com o Coordenador Municipal de Transito, Elton Gonçalves Carvalho e com a Secretária de Planejamento, Gestão e Projetos, Cláudia Maria Lanzani Ribeiro, os representantes de Jacutinga puderam esclarecer suas dúvidas quanto as etapas deste processo.

Através da municipalização do trânsito as prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade. Por menor que seja a cidade, deve ser feito tratamento especial para a circulação segura dos pedestres, ciclistas ou carroças. O trânsito não é feito só de automóveis ou caminhões.