Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2021

FOLIA DE REIS É DESTAQUE EM ANDRADAS

Em 06 de janeiro é comemorado o Dia de Reis em todo o país. E em Andradas não é diferente. Não fosse por conta da pandemia, as tradicionais Folias de Reis estariam sendo realizados em diversos bairros do nosso município. Segundo o Historiador da Prefeitura de Andradas, Ricardo Luiz de Souza, “as Folias de Reis apresentam uma origem europeia e são comemoradas em âmbito católico como forma de rememorar a história bíblica dos Três Reis Magos do Oriente, que viajaram para presentear o então recém-nascido menino Jesus. Segundo alguns relatos, os Três Reis Magos também seriam uma espécie de guardiões do menino Jesus contra a ira do Rei Herodes, que segundo algumas tradições, mandou matar todas as crianças do sexo masculino da Judéia, devido aos rumores que entre elas estava o ‘Salvador’. No entanto, antes que os soldados de Herodes fizessem tal ato, alguns palhaços que estavam fazendo uma encenação, socorreram o menino Jesus e o fantasiaram com suas vestes, o que o salvou da fúria dos soldados de Herodes e da morte certa. Nesta tradição, a figura dos palhaços ao atual Bastião da Folia, que é uma das peças centrais no desenvolvimento da Folia de Reis. Essa tradição surgiu na Península Ibérica (Portugal e Espanha). Os Jesuítas que aqui aportaram, trouxeram a Folia de Reis como forma de auxílio na catequese dos indígenas e no ensino dos primeiros negros escravizados para o trabalho nas mais diferentes funções. Em dado momento da História do Brasil, a celebração das Folias era realizada no período do Pentecostes, mas com o passar do tempo, passou-se a ser estendida para outras datas do calendário católico e, assim, processualmente, o número de folias foi se expandido progressivamente, criando novas significações e santos padroeiros, tais como: a Folia de São Benedito, a Folia de São Sebastião, Nossa Senhora da Guia, etc. As Folias de Reis remetem a um passado rural, onde a maioria das pessoas vivia no campo e essa manifestação cultural era um grande acontecimento que envolvia toda a comunidade, seja no translado da Folia, na preparação para o almoço ou na própria execução das danças, cantos e oferendas”. FOLIAS EM ANDRADAS Já em nosso município, essa tradição é mantida pelo Sr. Juraci Custódio Pereira, que é responsável pelada Companhia Estrela Guia, fundada no ano de 1988. “O Sr. Juraci conta que em toda a sua vida foi influenciada pela cultura da Folia de Reis, pois seus pai e avô eram foliões assíduos. Ele nos conta que na década 1950, a Folia era um grande evento que envolvia todas as comunidades rurais locais, e só terminava no dia 06 de janeiro com grande missa, seguida com um grande almoço farto proveniente das ofertadas dadas por fiéis” relata Ricardo. Vale ressaltar que a Folia de Reis faz parte do Patrimônio Histórico Estadual e é um bem inventariado em nossa cidade. “No ano de 2017, o Setor de Cultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura incentivou e possibilitou que a Folia de Reis do Distrito Rural do Campestrinho retomasse suas atividades depois de alguns anos de inatividade.  A Companhia Nossa Senhora da Guia traz como Mestre, o Sr. Giovani Marques, possuindo ao todo 10 integrantes. Segundo relatos orais, essa Folia teve início na década de 1960 e percorria toda a região rural do Distrito entre 25 de dezembro e 06 de janeiro. Em 2012, porém, essa Companhia encerrou suas atividades devido ao falecimento de alguns integrantes. Mas em 2017, voltou às atividades e tem feito um importante papel na disseminação ritualística e cultural no Distrito de Campestrinho”, finaliza o Historiador. Em outras ocasiões sem a pandemia, a Companhia de Reis do Sr. Juraci teria iniciado o roteiro de visitas pelos bairros de Andradas no dia 25 de dezembro e terminaria no dia 6 janeiro. Contudo, fica aqui o registro dessa importante data em Andradas.