Oficina sobre trabalho infantil

Em 28/09/2018 às 08:02:44

Oficina sobre trabalho infantil

A Prefeitura Municipal de Andradas, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, Divisão de Gestão de Ação Social, em parceria com a Coordenadoria Nacional de Combate à exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Cordinfância) do Ministério do Público do Trabalho (MPT) promoveu a oficina sobre o projeto nacional “Resgate a Infância”.

Direcionada a todos os profissionais que atuam com crianças e adolescentes, das áreas de educação, saúde e membros do Conselho Tutelar, a oficina além de apresentar o projeto “Resgate a Infância”, tem como objetivo preparar estes profissionais para identificarem casos de trabalho infantil.

O Projeto “Resgate a Infância” é a unificação de três projetos estratégicos voltados para a prevenção e erradicação do trabalho infantil: MPT na Escola, Aprendizagem e Políticas Públicas. Durante a oficina foram abordados aspectos legais, históricos e culturais do trabalho infantil, piores formas da prática, a versão doméstica, proteção ao trabalho adolescente, estágio, mitos do trabalho infantil e ações estratégicas de prevenção e erradicação da exploração dos jovens.

A Procuradora do Ministério do Trabalho, Dra. Fernanda Brito Pereira, explanou que os índices de ocorrência de trabalho e exploração infantil são preocupantes e que o acesso a informações, promovidas pelas oficinas de capacitação, ajudam a preparar os profissionais a identificar a ocorrências.

Isabelle Cristina Pereira, Gerente da Divisão de Gestão de Ação Social, disse que em nosso município existem poucas ocorrências registradas e acredita que, com treinamento dos profissionais que atuam com crianças e adolescentes, os registros de ocorrências de trabalho infantil devem aumentar.

Peça teatral

Durante a cerimônia de abertura da oficina, alunos do projeto “Escola integral Vida Nova AABB, apresentaram uma peça sobre trabalho infantil, coordenada por Marcela Miranda Cavassini Selegato e orientada pela professora Maridalva Quiarato. E uma aluna da Escola Municipal Daura Dagmar Lobo, coordenada por Lindomar Lobo Stivanin e orientada pela professora Marcia de Barros, recitou uma poesia com a mesma temática, ambos trabalhos foram finalistas da etapa municipal do projeto “MPT na Escola”.

Caso tenha conhecimento de crianças e adolescentes em condições de trabalho infantil e exploração comunique imediatamente o Conselho Tutelar através do telefone: (35) 3731-4007.

Trabalho infantil é crime. Denuncie!