Campanha Antirrábica

Em 03/09/2018 às 14:45:09

No último sábado dia 1 de Setembro teve início a Campanha de Vacinação Antirrábica, promovida pela Secretaria de Saúde e Ação Social em parceria com a Vigilância em Saúde Ambiental. A vacina é gratuita e todos devem levar a carteirinha de cães a gatos.

No seu primeiro dia, a campanha aconteceu na Praça Joaquim Lopes na Vila Caracol e no Poliesportivo Municipal Risoleta Neves. Foram vacinados aproximadamente 1200 animais.

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%.  Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordido. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina.

A vacinação contra a raiva canina deve ser feita a partir e apenas a partir do quarto mês de vida do filhote.  O reforço deve ser feito de um em um ano após a aplicação da primeira dose. Essa regra serve também para os gatos que podem contrair a raiva felina.

Campanha  Antirrábica

Por ser uma doença grave é preciso muita atenção para não perder as datas de vacinação dos animais. Acompanhe o cronograma e fique atento as divulgações nos meios oficiais da Prefeitura Municipal.

Essa semana a vacinação acontece na zona rural do munícipio:

Dia 03/09/2018 - Segunda-feira: Bairros Retirinho e Boa Esperança;

Dia 04/09/2018 – Terça-feira: Bairro do Cocais;