Descarte de Pneus de maneira incorreta gera problemas graves ao meio ambiente - Portal da Prefeitura Municipal de Andradas

Descarte de Pneus de maneira incorreta gera problemas graves ao meio ambiente

Em 01/08/2018 às 14:16:47

Na manhã desta quarta feira, 01 de agosto, uma agente de endemia que percorria a região do Jardim Alfa identificou em um terreno o abandono de pneus. Este é um problema grave, pois os objetos acumulam água e em uma semana já podem apresentar larvas do mosquito da dengue.

A Prefeitura Municipal pede a colaboração da população para a destinação certa dos pneus que devem ser entregues no Almoxarifado Municipal. O setor de Meio Ambiente juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos e Transporte Interno desenvolveu dois projetos para proteger o meio ambiente utilizando os pneus inservíveis na construção de galerias de águas pluviais e na contenção de encostas.

Destinação correta na utilização dos pneus descartados

Uma solução eficaz na destinação final de pneus descartados. Os problemas graves de erosão geram altos custos na construção de muro de arrimo para contenção. A utilização de pneus se mostrou eficaz e de praticamente custo zero de material para sua execução.

Outra maneira encontrada para utilização dos pneus descartados foi a aplicação como materiais de condução de água de chuva. Em alguns locais o escoamento era precário e com isso afetava diretamente as estradas. Além disso, devido ao alto custo proveniente de materiais, como canaletas e tubulações de concreto armado entre outros, inviabilizava a execução de tais melhorias no escoamento de água de chuva na zona rural.

Projeto desenvolvido utiliza os pneus inserviveis para escoamento de água

O Almoxarifado Municipal fica localizado na rua Rua Argemiro Pereira de Oliveira, s/n - Bairro do Horto