Administração - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020

PROCURADOR E SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO DE EXTREMA VISITAM ANDRADAS PARA SE INFORMAR SOBRE O “CASO COPASA”. Na tarde desta terça-feira, 14, estiveram no gabinete do Prefeito Rodrigo Lopes, o Procurador Geral do Município, Dr. Mateus Alexandre Maximiliano Zingari Oliveira, e a Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão, Priscila Pereira de Souza, do Municipio de Extrema-MG. O objetivo da visita foi para colher mais informações sobre a ação jurídica movida pelo município de Andradas, a qual, no dia 24 de setembro de 2019, a 7º Câmara do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por unanimidade, derrubou a decisão que estava mantendo o contrato da empresa de saneamento básico local, COPASA, (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) vigente. Segundo a fala da Secretária de Planejamento, o município de Extrema também vem à longa data sofrendo com a má prestação de serviços da Copasa. Segundo ela um dos maiores problemas é a falta de regularidade no abastecimento de agua, caso recorrente nos bairros e até alguns registros no centro também. O tratamento de esgoto, apesar de cobrir mais de 50% da cidade também é insatisfatório. E um dos problemas que gera um enorme transtorno também é o recapeamento asfáltico, que a Copasa, ao realizar a manutenção na rede, só o faz após um longo período. De acordo com o Procurador Mateus, a empresa iniciou suas atividades no município no ano de 1975, e em 2005 houve a renovação do contrato. Mas em 2017 a Prefeitura de Extrema entrou com uma Ação Civil Pública contra a Copasa devido a todos esses fatos. A Ação está em andamento. Nesta quinta-feira, 16, acontecerá na Câmara Municipal de Andradas a 1º Sessão Extraordinária de 2020, onde será votado o Projeto de Lei nº 36, de 18/12/2019, que Aprova a Readequação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Andradas.  Foi aberta uma consulta Pública no dia 02 de janeiro de 2020, onde a comunidade pode realizar apontamentos e sugestões sobre o Projeto de Lei. O Processo Licitatório do Municipio de Andradas já está público, e as proposta de empresas que pretendem prestar os serviços de, Concessão para Exploração dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário no Município de Andradas, podem protocolizar suas propostas até o  30 de janeiro de 2020, no Paço Municipal, na Praça 22 de Fevereiro s/nº, no setor de Protocolo.