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Educação - Quinta-feira, 07 de Novembro de 2019

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ANDRADAS RECEBE PREMIAÇÃO DA ETAPA ESTADUAL DO MPT NA ESCOLA

ANDRADAS RECEBE PREMIAÇÃO DA ETAPA ESTADUAL DO MPT NA ESCOLA


ANDRADAS RECEBE PREMIAÇÃO DA ETAPA ESTADUAL DO MPT NA ESCOLA

Os vencedores foram premiados nesta quarta 06 de novembro na sede do MPT em Belo Horizonte O Prefeito Municipal de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, o Vice-Prefeito, João Luiz Magalhães Teixeira, a Secretária de Educação Esportes e Lazer, Elvira Ansani Nogueira, a Secretária de Governo Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Vivian Caldas Magalhães Franco, supervisoras e professoras que coordenaram as equipes premiadas, juntamente com os alunos, estiveram presentes na premiação que aconteceu nesta quarta-feira, dia 06 de novembro, na sede do MPT, em Belo Horizonte. As crianças que ganharam na categoria curta metragem, o 1º lugar, e as crianças que ganharam o 2º lugar na categoria música, tudo na disputa estadual, estiveram presentes e se apresentaram para a plateia. Foi uma tarde de felicidade não só para as crianças, mas para o município de Andradas, que através da dedicação da equipe educacional, e o engajamentos dos alunos, obtiveram tamanha premiação em nível estadual e nacional, pois o curta metragem vencedor no estado, concorreu na mesma categoria no Brasil, e foi o vencedor. Essa premiação nacional será no próximo dia 03 de dezembro em Brasília. ANDRADAS Andradas participa do Projeto desde de 2013. Este ano 360 alunos na faixa etária de seis a onze anos, de nove escolas, participaram da disputa. Concorreram todas as escolas rurais sendo: Daura Dagmar Lobo, Francisca Vilela Peçanha, São José, Jocelém José de Andrade e a dos Gonçalves. E o Projeto Escola Integral Vida Nova AABB, que recebe alunos do contra turno escolar das escolas municipais urbanas: José Bonifácio, Paulo Augusto Drumond de Souza, Floriza Maniassi Trevisan, e Dr.José Luiz Sasseron. Em nível estadual participaram 35 municípios com 150 trabalhos. Nessa disputa, Andradas se destacou, ganhando o primeiro lugar na categoria curta metragem do Projeto Escola Integral Vida Nova da AABB, e segundo lugar na categoria música da escola Francisca Vilela Peçanha do Distrito da Gramínea. Em nível nacional, disputaram os 26 estados mais o Distrito Federal. OS VENCEDORES EM MINAS GERAIS Para o município de Andradas vai à premiação do 2º lugar, na categoria música, e o de 1º lugar na categoria curta-metragem, para alunos do 4º e 5º anos. Outros três prêmios, desta faixa etária, vão para os municípios de Betim (2º lugar/Conto); Brumadinho (6º lugar/Música); Nova Lima (3º lugar/desenho) e Taiobeiras (3º lugar/Poesia). Estudantes do 6º e 7º anos do município de Taiobeiras, com os primeiros lugares nas categorias poesia e curta metragem. Na mesma faixa etária, alunos da cidade de Três Marias conquistaram o 2º e o 4º lugares nas categorias desenho e música, respectivamente. O conto de autoria de estudantes de Mutum ficou com o 5º lugar. Minas Gerais é o estado que conquistou mais primeiros lugares na etapa nacional da 5ª Edição do Prêmio MPT na Escola. Foram três ao todo, sendo um na categoria Poesia e dois em Curta Metragem. Estudantes de escolas públicas de sete municípios mineiros vão trazer um total de dez prêmios para o estado. Essa edição oferece prêmios nas categorias conto, curta-metragem, desenho, música e poesia para as faixas etárias de 4 e 5ª anos e 7º e 9º anos, com um total de 75 premiações. A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 3 de dezembro, às 14 horas, em Brasília. MPT O Projeto “MPT na Escola: de mão dadas contra o trabalho infantil” consiste em um conjunto de ações de conscientização e sensibilização, da comunidade escolar, e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente, com o foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao adolescente trabalhador. O Projeto foi lançado em junho de 2009, pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT). No Ceará, estado no qual foi concebido, o projeto já foi implementado na maioria dos municípios, por meio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), lançado em 2008, pelo MPT –CE. ALGUNS DOS OBJETIVOS *Incluir os temas relativos aos direitos e deveres da criança e do adolescente na proposta pedagógica e no curriculum das escolas de ensino fundamental (Lei 11.525/2007). *Capacitar e sensibilizar professores, coordenadores, pedagógicos e demais profissionais da educação para que atuem como multiplicadores no processo de conscientização dos alunos, da comunidade escolar, e da sociedade em geral, sobre os prejuízos que o trabalho precoce acarreta para crianças e adolescentes em desenvolvimento *Produzir material de apoio sobre tal temática *Realizar debates em sala de aula sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando a erradicação do trabalho infantil, e a proteção do adolescente trabalhador. *Envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas, projetos e ações de prevenção.

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