Palestra sobre cafés vulcânicos atrai público da região de Andradas

Em 15/03/2018 às 12:47:05


No dia 8 de março aconteceu na sede do CREA, em Andradas/MG, uma palestra com o tema “Cafés Vulcânicos da Região de Poços de Caldas”, ministrada pelo Professor e Doutor Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus de Machado/MG. A discussão sobre o cultivo de cafés vulcânicos é de grande relevância para a região do sul de Minas.

Dirigida pelo professor e doutor Leandro Paiva, a palestra atraiu o público interessado como Emater, Sebrae, Prefeituras das cidades envolvidas, Instituto Federal do Sul de Minas, Sindicatos Rurais, empresários, cafeicultores, entre outros, diretamente interessados na busca da Indicação Geográfica Vulcânica que deu formato a cadeias de montanhas, com ramificações que se estendem por três estados brasileiros.

O foco inicial foi o café, a principal cultura agrícola da dessa região. Mas o palestrante também comentou sobre o interesse social e econômico de outras regiões e países nessas indicações geográficas para o cultivo de diversos produtos como, por exemplo, o vinho.

Segundo o doutor Leandro Paiva, o principal fator para que os produtos do Sul de Minhas ganhe mercado com o selo de “origem vulcânica” é o fato de Andradas estar geograficamente localizada na ‘borda’ deste vulcão, e com isso sendo a primeira região do país a ter essa indicação de procedência, agregando valor no café e em outros cultivos como a uva, banana e industrializados (vinhos, doces, biscoitos), formando um “pool” de produtos de origem identificados com o selo de “origem vulcânica”. Além disso, a indicação geográfica vulcânica aumenta o turismo, o que torna favorável a economia local da cidade.

O projeto já está em andamento avançado e conta com a ajuda de todos os envolvidos para obter a certificação o mais breve possível: “Como em nossa região tem muito café de qualidade, não vejo entraves para que Andradas se torne parte importante com muitos participantes no projeto”, finaliza o professor e doutor Leandro Paiva.

A palestra foi bem ilustrativa e altamente agregadora de valor para os produtos e fomentação da economia de Andradas, contando também com estratégias de marketing para que todos os envolvidos sejam beneficiados.

 


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu