02 Março Dia Nacional do Turismo - Você conhece Andradas?

Em 02/03/2018 às 16:24:50


02 Março Dia Nacional do Turismo - Você conhece Andradas?

O turismo é definido como: o deslocamento de pessoas para locais além daqueles de sua familiaridade cotidiana . Mas você não precisa sair de Andradas para praticar o turismo. A cidade tem varias opções de lazer a oferecer e o verão e o fim de semana são a combinação perfeita para explorar e comemorar o dia nacional do turismo. Confira!

 

Turismo de Aventura

As montanhas de Andradas são redutos naturais para a prática da maioria dos esportes radicais. Possuem uma enorme gama de trilhas ecológicas, onde podem ser realizados trekking, off-roads com jipes e motos, mountain bike  e muito mais.

 O Pico do Gavião é visita obrigatória para os adeptos do vôo livre, com condições climáticas favoráveis e 360° de rampas naturais, que permitem decolagem durante a maior parte do ano. O local é sede de diversos campeonatos, como o Brasileiro de Asa-Delta e dentre outros.

Outro esporte praticado em Andradas é a escalada, nas Pedras do Elefante, Pântano e várias outras que fazem parte do paredão rochoso da Serra do Pau D’Alho, com vias de escalada em todos os níveis de dificuldade. No bairro do Pântano encontra-se um Campo Escola para quem quer iniciar a prática deste esporte.

Cachoeiras

Localizadas em vários locais do território rural, o Município possui mais de 80 cachoeiras cadastradas dentro de propriedades particulares. Para visitação é necessária autorização do proprietário e acompanhamento especializado. No entanto, existem algumas que os proprietários autorizam a visitação e já possuem alguma infra-estrutura.

Mais informações sobre o Turismo de Aventura no site : http://www.andradas.mg.gov.br/turismo-de-aventura

Enoturismo

Andradas tem a tradição da vitivinicultura como um traço da predominância da colonização italiana. Mais de 500 famílias que aqui se instalaram, trouxeram seus costumes e a técnica de cultivo da uva e produção de vinhos.

Em 1954, com a 1° Festa do Vinho, a bebida começou a ser mais divulgada e a cidade ficou nacionalmente conhecida.

Atualmente são sete vinícolas, que atuam desde a produção artesanal até a mais moderna técnica. Em todas elas é possível acompanhar o processo de produção e degustar os melhores vinhos de Minas.

O vinho genuinamente andradense conseguiu se impor no comércio, sendo muito procurado e consumido.

Informações: http://www.andradas.mg.gov.br/enoturismo

Turismo de Compras

Andradas oferece uma vasta opção em compras, indo do artesanato até produtos altamente sofisticados, devido a sua diversidade econômica. Como toda cidade mineira, não poderia faltar os queijos e doces produzidos na fazenda de forma caseira. E para acompanhar o cafezinho, Andradas também é produtora de biscoitos e bolachas artesanais.

A cidade também é conhecida como polo da moda feminina, com aproximadamente 40 confecções do gênero, além dos artigos em couro e um diversificado artesanato. Outro ponto forte para o turismo de negócios e compras, são as indústrias moveleiras e de cerâmicas, que efetuam vendas para todo o país.

 

Outras opções:

Igreja Matriz de São Sebastião

Idealizada pelo Padre Aristóteles Aristomedo Benati, sua construção teve início em 1914 e termino em 1941. A arquitetura é em estilo neoclássico de grandes proporções . O terreno em frente a igreja possui escadarias que são cercadas por grandes corrimãos de cimento com holofotes de iluminação. Sua impotente fachada possui três portas, sendo que a principal fica entre colunas. A parte central da fachada é avançada, destacando-se as laterais e a torre central, que tem o formato arredondado com terminação piramidal, onde na parte superior encontra-se uma cruz. É ladeada por duas estátuas e possui relógio e sino.

O interior é de piso ladrilhado, apresenta naves de grandes dimensões cercadas por pilastras sobrepostas de arco, as paredes laterais apresentam pinturas que representam os passos de Jesus. Possui também altares laterais, em mármore que abrigam as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São José, Santo Antonio, tendo ainda um púlpito de madeira entalhada com a imagem de São Sebastião. O Altar – Mor, de estilo moderno, é ornamentado por uma imagem de Jesus na Cruz e pinturas de cenas do Calvário, a esquerda do altar encontra-se a capela do Santíssimo. A decoração se completa com múltiplos vitrais.  

 

Praças

Andradas possui várias praças arborizadas para lazer e descanso. Destacamos entre elas:

Praça Dr. Alcides Mosconi – É a principal da cidade, localizada no centro. Possui fonte luminosa, coreto entre outros atrativos.

Praça São Benedito – também localizada no centro, abriga um coreto e a Igreja de São Benedito. É palco de várias festas tradicionais religiosas e da Festa Italiana.

A Praça 7 de Setembro – Reinaugurada em 2015, hoje conta parque com diversos brinquedos para a criançada.


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu