Secretaria de Saúde e Ação Social realiza mutirão contra Aedes aegypit

Em 25/01/2018 às 13:32:19

Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, os agentes comunitários e de combate a endemias realizarão um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. Neste primeiro momento, serão visitadas as casas dos bairros Leandro Previato, Jardim Rio Negro, Vila Caracol, Vila Maganhoto, Manuel Alves, Jardim Vitória, Jardim Nova Andradas, Vila Euclides e Santo Antônio. Os agentes passarão pelas casas levando informação e orientação sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

A intensificação do trabalho ocorre devido a época de chuva que aumenta o risco de focos do Aedes aegypti. Além disso a cidade de Andradas foi classificada como Alto Risco, no Levantamento Rápido do Índice de Aedes aegypti, o LIRAa. Esse sistema é utilizado pelo Ministério da Saúde para mapear a proliferação dos mosquitos nas cidades. Os resultados demonstram que dos 748 imóveis pesquisados, em 30 foram encontrados larvas positivas para o Aedes, sendo que desses 30, 27 são residências e comércios.

Portanto, a população tem papel fundamental nesta guerra contra o mosquito. Cada um deve fazer a sua parte na limpeza e manutenção de quintais e locais que possam acumular água. Toda a cidade deve colaborar para que o combate seja eficiente. A Prefeitura Municipal de Andradas, através da Secretaria de Saúde e Ação Social, tem se esforçado constantemente nessa causa mantendo um trabalho permanente de combate, com visitas diárias dos agentes às residências levando orientações e práticas que devem ser seguidas à risca pelos moradores.