Alerta para focos de mosquitos da Dengue

Em 22/01/2018 às 13:03:42

Mais uma vez fica evidente que a população é peça chave no combate a proliferação do mosquito da Dengue. A Seção de Vigilância em Saúde Ambiental alerta para um resultado grave em relação ao combate ao mosquito. A cidade de Andradas foi classificada como Alto Risco, no levantamento rápido do índice de Aedes aegypti, o LIRAa. Esse sistema é utilizado pelo Ministério da Saúde para mapear a proliferação dos mosquitos nas cidades. Os resultados demonstram que dos 748 imóveis pesquisados, em 30 foram encontrados larvas positivas para o Aedes. Desses 30, 27 são residências e comércios, ou seja, a população precisa ajudar no combate fazendo a sua parte na limpeza e manutenção de quintais e locais que possam acumular água. 60% dos focos foram encontrados em depósitos moveis como vasos de plantas, baldes, latas e etc.  Mais um sinal de que todos devemos colaborar com a campanha.

Atenção especial para os bairros com maior índice que são: Leandro Previato, Jardim Vitoria, Vila Tiradentes, Santo Antonio, Alto da Serra, Sóvis, Rio Negro II, Vila Samambaia, Nova Andradas e Vila Buzato.

Toda a cidade deve colaborar para que o combate seja eficiente. A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Ação Social tem se esforçado constantemente nessa causa  mantendo um trabalho permanente de combate, com visitas diárias dos agentes as residências. Orientações e práticas que devem ser seguidas a risca pelos moradores.

Além disso, blitz educativas, palestras nas escolas e limpeza nos terrenos e áreas verdes municipais tem sido prioridade para os setores. Também será realizado no final deste mês um mutirão nos bairros com maior incidência. Ações que precisam ser contínuas e só se tornam eficientes com o apoio da população  no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zica Virus, Chikungunya e a febre amarela urbana.

Blitz educativa na luta contra a Dengue