Manifestação reúne prefeitos de Minas Gerais em busca do repasse do ICMS

Em 07/12/2017 às 15:24:50

“Os municípios pedem socorro, os municípios precisam de apoio. É por isso que estamos aqui pedindo o que é de nosso direito.”  Foram essas as palavras do Prefeito Rodrigo Lopes na manifestação que aconteceu hoje, 07 de dezembro, em frente a Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Prefeito Rodrigo Lopes, representando o Sul de Minas  em manifestação na cidade de Belo Horizonte

Os prefeitos do Estado foram convocados pela AMM, para lutar pelo direito de receber a cota de ICMS. Já são três semanas que o estado não faz o repasse que é de 25% da arrecadação. O resultado é de grande impacto nos caixas públicos que dependem do dinheiro para fechar as contas do final de ano. Além disto, atrasos na saúde e referentes ao transporte escolar também comprometem os orçamentos. Das 10 parcelas mensais de 2017 do transporte escolar, ainda falta o repasse de cinco, no valor de aproximadamente R$160 milhões; Das obrigações do governo com os municípios para a manutenção dos serviços de Saúde Pública, segundo levantamento do COSEMS/MG, a dívida é de cerca de R$2,5 bilhões. Do repasse semanal do ICMS aos municípios, que deve ser realizado todas as terças-feiras, os atrasos voltaram a se repetir e a dívida passa dos R$780 milhões.

A concentração acontece na cidade de Belo Horizonte e deve seguir até o final da tarde. O presidente da Associação Mineira dos Municípios, Julvan Lacerda, fez a abertura e deu a palavra aos representantes das macrorregiões de Minas Gerais. Os prefeitos aguardam agora um posicionamento do Governo Estadual.

Manifestação reune dezenas de Prefeitos do Estado de Minas Gerais