AMM nos municípios encerra primeiro ciclo na cidade de Guimarânia

Em 07/12/2017 às 13:54:42


Na sexta-feira, 01 de dezembro, o primeiro ciclo do projeto de interiorização “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões” foi concluído na cidade de Guimarânia, localizada no Alto Paranaíba. O evento realizado pela Associação Mineira de Municípios, AMM, cumpriu o objetivo e visitou as dez regiões de Minas Gerais ouvindo os prefeitos e capacitando o corpo técnico das prefeituras com a ajuda dos parceiros institucionais.

O Prefeito de Andradas, Rodrigo Aparecido Lopes, esteve presente nos dez encontros e faz um balanço positivo do projeto. Ele acredita que as reuniões são importantes por unir os municípios. “Com esta união a AMM está cada vez mais forte, defendendo as questões municipalistas”, afirma Rodrigo. Segundo o prefeito, as cidades mineiras passam por momentos muito difíceis, já que o Governo do Estado não está repassando o ICMS e os recursos da saúde e do transporte escolar, dinheiro que é direito dos municípios. “Muitas cidades não terão condições de pagar o 13º salário. Mas, estamos com voz ativa, estamos hoje dentro de um movimento capaz de incomodar, capaz de trazer resultado por causa dessas ações, por causa da união. O trabalho da AMM está sendo fundamental, trazendo uma postura de cobrança, de firmeza em defesa dos municípios”, conclui Rodrigo

A última reunião contou com a participação do Vice-Governador, Antônio Andrade, do Senador, Antônio Anastasia, de diversos deputados estaduais e federais e prefeitos de todas as região de Minas Gerais.

Como resultado dos encontros, será elaborada a Carta de Intenções dos municípios mineiros, que irá direcionar as reivindicações e ações da AMM. “Com as nossas andanças, notamos que 90% das demandas são comuns, mas tem uma parcela de demandas que destoam de uma região pra outra e objetivo e a gente construir essa pauta específica e condizente com as necessidades de todas as regiões do estado”, destacou o presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

 

“AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”

O primeiro ciclo de encontros do projeto da AMM contou com dez encontros e com a presença de 2.637 participantes, 347 vereadores, 275 municípios, 301 prefeitos e prefeitas, além de diversos deputados e autoridades de cada região.

Andradas foi a sede do primeiro encontro no dia 21 de julho. O evento contou com a presença de mais 44 prefeitos da região e também de outras localidades, que queriam conhecer a iniciativa da Associação. Também estiveram presentes vereadores, secretários municipais, ex-prefeitos, técnicos, servidores púbicos e autoridades estaduais e federais, como o promotor de justiça, representante do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Gilmar de Assis; o coordenador estratégico Leandro Henrique Batista Almeida, representando a Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais; o subsecretário de Integração Regional, David Costa, representando a Secretaria de Cidades e Integração Regional; o assessor da presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Paulo Vicente Guimarães; o vice-presidente da CNM, Fernando Lira Neto, representando a entidade; os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes e Leonídio Bouças, os deputados federais Carlos Melles e George Hilton; o presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos, FNP, Márcio Lacerda, os ex-presidentes da Assembleia de Minas Gerais, Dinis Pinheiro e Antônio Júlio, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, COSEMS-MG, Eduardo Luiz da Silva, o ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, o ex-deputado federal Carlos Mosconi.

O “AMM nos Municípios” é um projeto pioneiro, que leva a sede da Associação Mineira de Municípios, AMM, às macrorregiões do Estado de Minas Gerais, promovendo momentos de aprendizado e a troca de experiências entre gestores municipais. O projeto tem como parceiros o Crea-Minas, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP-MG), o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir/Subsecretaria de Integração Regional) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e apoio institucional da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Rede Minas de Televisão.


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X