Escola São José apresenta nova horta

Em 13/07/2017 às 13:57:53


Uma manhã recheada de sabores e muito orgulho para Escola Municipal São José. A inauguração da Horta é o retrato de um trabalho executado com muito carinho entre pais, alunos e profissionais da educação. Estiveram presentes para esta apresentação a Secretária de Educação, Esporte e Lazer Elvira Ansani Nogueira, a Gerente da Divisão de Assistência a Educação, Esporte e Lazer, Erika Santicioli, a Supervisora Roberta Giaretta Faion Previero, a nutricionista Renata Franco e o Vereador e padrinho da escola Carlos Roberto da Silva.

Renata Franco, Érika Santicioli, Carlos Roberto, Elvira Ansani, Roberta Previero e Fausta Jorge

Através do Projeto Escola Integral, a horta é um exemplo de que basta força de vontade e dedicação para que projetos como este funcionem e gerem resultados. O espaço pequeno que é dividido também com os alunos da educação infantil para atividades ao ar livre, foi transformado em canteiros para cultivo de diversas hortaliças. Além do valor nutritivo a utilização de materiais descartáveis e o contato com a natureza fazem com que o projeto seja um sucesso.

No local podem ser encontradas as já conhecidas e tradicionais folhas como alface, couve, acelga e também os chás tão famosos como camomila e hortelã. Mas nessa horta tem espaço para as plantas não convencionais. O cultivo de alguns exemplares que já não são encontrados com tanta facilidade na natureza e precisam ser preservados é incentivado pelas professoras. Citronela, capuchinha e peixinho são alguns exemplos, que fazem parte do cardápio das crianças e possuem alto valor nutricional. O projeto é acompanhado pela nutricionista Renata Franco e orientado pela representante da EMATER e Engenheira Agrônoma Maria Neusa de Carvalho.

A escola agradece a pareceria dos pais dos alunos que colaboraram com a doação de mudas e o incentivo ao cultivo das hortaliças.

Fausta Soares Jorge e o carinho com a horta

“É um aprendizado muito grande, porque você aprende a esperar. Assim como na vida, tudo tem seu tempo: a hora certa para plantar, colher e acompanhar todo o desenvolvimento da horta. Os alunos são dedicados e vibram com cada passo que é realizado.” Afirma a professora responsável pela horta Fausta Soares Jorge .

Além da participação ativa no cultivo, os alunos também desenvolvem trabalhos relacionados em sala de aula. Sophia, aluna do 1º ano fez o mascote da Horta e os participantes do projeto também desenvolveram um espantalho para complementar os trabalhos no local.

Espantalhos confeccionados pelos alunos da escola

 

 


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X