Escola São José apresenta nova horta

Em 13/07/2017 às 13:57:53

Uma manhã recheada de sabores e muito orgulho para Escola Municipal São José. A inauguração da Horta é o retrato de um trabalho executado com muito carinho entre pais, alunos e profissionais da educação. Estiveram presentes para esta apresentação a Secretária de Educação, Esporte e Lazer Elvira Ansani Nogueira, a Gerente da Divisão de Assistência a Educação, Esporte e Lazer, Erika Santicioli, a Supervisora Roberta Giaretta Faion Previero, a nutricionista Renata Franco e o Vereador e padrinho da escola Carlos Roberto da Silva.

Renata Franco, Érika Santicioli, Carlos Roberto, Elvira Ansani, Roberta Previero e Fausta Jorge

Através do Projeto Escola Integral, a horta é um exemplo de que basta força de vontade e dedicação para que projetos como este funcionem e gerem resultados. O espaço pequeno que é dividido também com os alunos da educação infantil para atividades ao ar livre, foi transformado em canteiros para cultivo de diversas hortaliças. Além do valor nutritivo a utilização de materiais descartáveis e o contato com a natureza fazem com que o projeto seja um sucesso.

No local podem ser encontradas as já conhecidas e tradicionais folhas como alface, couve, acelga e também os chás tão famosos como camomila e hortelã. Mas nessa horta tem espaço para as plantas não convencionais. O cultivo de alguns exemplares que já não são encontrados com tanta facilidade na natureza e precisam ser preservados é incentivado pelas professoras. Citronela, capuchinha e peixinho são alguns exemplos, que fazem parte do cardápio das crianças e possuem alto valor nutricional. O projeto é acompanhado pela nutricionista Renata Franco e orientado pela representante da EMATER e Engenheira Agrônoma Maria Neusa de Carvalho.

A escola agradece a pareceria dos pais dos alunos que colaboraram com a doação de mudas e o incentivo ao cultivo das hortaliças.

Fausta Soares Jorge e o carinho com a horta

“É um aprendizado muito grande, porque você aprende a esperar. Assim como na vida, tudo tem seu tempo: a hora certa para plantar, colher e acompanhar todo o desenvolvimento da horta. Os alunos são dedicados e vibram com cada passo que é realizado.” Afirma a professora responsável pela horta Fausta Soares Jorge .

Além da participação ativa no cultivo, os alunos também desenvolvem trabalhos relacionados em sala de aula. Sophia, aluna do 1º ano fez o mascote da Horta e os participantes do projeto também desenvolveram um espantalho para complementar os trabalhos no local.

Espantalhos confeccionados pelos alunos da escola