Educação - Sexta-feira, 14 de Setembro de 2018

Educação Empreendedora

Nos dias 10, 11 e 12 de Setembro, professores e funcionários da rede municipal de ensino passaram por um treinamento sobre Educação Empreendedora. Durante o treinamento que foi oferecido pela Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o SEBRAE, os participantes foram capacitados para transmitir os conhecimentos adquiridos para os estudantes da rede municipal de educação. No terceiro e último dia do treinamento, foi realizado uma feira com a exposição de produtos para venda, com o objetivo de praticar os comportamentos empreendedores trabalhados durante o curso. A organização desta feira foi de total responsabilidade dos participantes que contaram com o apoio de algumas empresas andradenses. A abertura da exposição, que representou a culminância do projeto, contou com a presença de autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal Rodrigo Aparecido Lopes e a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer Elvira Ansani Nogueira. Alguns membros da comunidade andradense, que se destacam por atitudes empreendedoras foram homenageados durante a cerimônia. Segundo Andrea Salerno, consultora do SEBRAE e uma das palestrantes responsáveis pelo treinamento, está é uma iniciativa inovadora com o propósito de trabalhar essa metodologia com a rede municipal de ensino para que os profissionais possam repassar estes conhecimentos para os alunos, melhorando a qualidade do ensino. Os alunos, através destes professores capacitados, são estimulados a desenvolver comportamentos empreendedores para aplicar na prática em sua vida. O propósito desta metodologia é promover uma mudança de mentalidade, de postura e de atitude nos alunos para que estes possam repensar melhor o seu futuro, planejar sua vida e concretizar o seus sonhos tanto pessoais quanto profissionais. Erika Santicioli de Lima, Gerente de Assistência a Educação, Esporte e Lazer, disse que a ideia de trazer esse curso surgiu de uma conversa entre o Prefeito Rodrigo Lopes, a Presidente da ACIRA Rosana e a Secretária de Educação, Esporte e Lazer Elvira Maria Ansani Nogueira, de início alguns representantes da Secretaria de Educação, bem como o Prefeito e o Vice Prefeito visitaram a cidade de São Roque de Minas para conhecer o projeto que já é aplicado naquela cidade e, com isso, foi possível conhecer os benefícios que esta metodologia proporciona para os alunos. Surgia assim o desejo de proporcionar essa metodologia para os profissionais e alunos do município de Andradas. Erika completa dizendo que a Educação Empreendedora é muito importante nos dias de hoje, pois percebesse que grande maioria dos alunos não possui nenhuma perspectiva de vida, com essa metodologia espera se motivar a mudança nestes alunos para que os mesmos venham a enxergar possibilidades de um futuro melhor.