Boas práticas rendem boas parcerias

Em 09/06/2017 às 08:26:36


Andradas recebeu nesta quarta feira, 07 de junho, no auditório da prefeitura Municipal representantes da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. Um workshop foi ministrado pela gerente de Vigilância em Saúde Daniele Cazarotto que na oportunidade também capacitou funcionários da prefeitura de Andradas para desenvolver o projeto que foi referencia e premiado no estado de Minas Gerais.“Violência também é de responsabilidade da saúde”, foi um trabalho desenvolvido pelo Setor Vigilância em Saúde com o objetivo de incentivar a prevenção as violências e o cultivo da cultura de paz.

Daniele Cazarotto capacitando os profissionais

O projeto visa a captação de informações através de um formulário de notificação que os profissionais da saúde são orientados e capacitados a preencher no ato do atendimento e suspeita de violência. As informações são de sigilo absoluto não tendo objetivo de expor o usuários mas sim o de entender a situação de violência do município e traçar planos de prevenção e encorajamento de denuncias através de ações indiretas e impessoais mas que gerem comoção e participação por parte dos envolvidos.

“ Essa reunião de humanização é importante para que haja um dialogo ente os municípios. Acompanhar e aprender as praticas exitosas so trás benefícios aos profissionais e a população, pois podemos ter uma base do que dá certo e seguir no caminho correto de prevenção as violências.” Afirmou Katia Maria Gomes Pimentel e Silva- especialista de politica e gestão de saúde de Pouso Alegre.

Kátia Pimentel participando do workshop

Além dos participantes de Pouso Alegre e funcionários da cidade de Andradas foram capacitados também instituições como o Asilo São Vicente de Paulo e a Comunidade Terapêutica Caverna de Adulão, entidade que atende dependentes químicos,  para que se tornem parceiros e pontos de apoio desta prática.

O projeto foi vencedor do prêmio mineiro de Boas Praticas realizado em maio deste ano na cidade de Belo Horizonte. Com a observação e coleta de dados referentes a violência em suas diversas formas, a Secretaria de Saúde iniciou trabalhos de prevenção e resgate de pessoas já violentadas. O resultado foi uma redução de quase 40 % de casos registrados.

 

 


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X