Enoturismo

Vinícolas

Andradas tem a tradição da vitivinicultura, como um traço da predominância da colonização italiana, por meio das mais de 500 famílias que aqui se instalaram, trazendo seus costumes e a técnica de cultivo da uva e produção de vinhos.
Em 1954, com a 1° Festa do Vinho, a bebida começou a ser mais divulgada e a cidade ficou nacionalmente conhecida.
Atualmente são sete vinícolas, que atuam desde a produção artesanal até a mais modernizada técnica. Em todas elas é possível acompanhar o processo de produção e degustar os melhores vinhos de Minas.
O vinho genuinamente andradense conseguiu se impor no comércio, sendo muito procurado e consumido.
 
 
Adega J. Bertoli
Rua São José, 119 – Bairro: Vila Santa Rita
 (35)3731-1507 – Ítalo Bertoli
vinhosbertoli@andradas-net.com.br
 
Fundada em 1905 por Jácomo Bertoli. Seus descendentes, já na quarta geração, buscam conservar a tradição italiana de produzir vinhos.
Algumas adaptações foram realizadas na vinícola para recebimento de turistas, contando com um funcionário para recebê-los em um tour pela adega. Neste tour os turistas recebem informações sobre Andradas, a fabricação dos vinhos, degustação e comercialização dos produtos.
 
 
Vinhos Beloto
Endereço: Chácara Santa Clara – Bairro: Jaguari
Telefone para Informações: (35) 3731- 2594
www.vinhosbeloto.com.br
contato@vinhosbeloto.com.br
 
A adega Beloto surgiu por volta de 1930, quando o Senhor Fernando Beloto começou a fabricação de vinho. Atualmente o vinho é produzido uma vez por ano após o dia 20 de janeiro. A uva de maior qualidade é a Jaquett. 
Roteiro para visita na adega: moagem da uva, fermentação, armazenamento em tonéis de madeira, engarrafamento, degustação e comercialização.  
 
 
Vinícola Basso Ltda.
Chácara Lagoa Dourada - Bairro: Alto Alegre
(35) 3731-1529 
adega@vinhosbasso.com.br
 
No ano de 1898 a Família Basso comprou uma propriedade de terras na cidade de Andradas onde já existiam plantações de uvas. Em 1902, a família de imigrantes começa uma pequena produção de vinho, nos moldes e tradição do bom vinho europeu. Já em 1958, passa a usar métodos mais aperfeiçoados para a moagem da uva, preservando a qualidade tradicional. Hoje, há mais de 100 anos desde a fundação, o Vinho Basso continua sendo produzido com a mais pura uva, ganhando a cada ano mais adeptos ao seu sabor. A Vinícola Basso produz os seguintes tipos de vinho: tinto seco e suave, branco seco, suave e licoroso, destilado – bagaceira.
A Chácara Lagoa Dourada é aberta à visitação de suas parreiras e adega, propiciando a degustação e comercialização dos vinhos ali produzidos
 
 
 
.  
Casa Geraldo - Turismo Enogastronômico 
Fazenda São Geraldo -     Bairro Jaguari
(35)3731-1600 / 3731-2735 
adega@vinhoscampino.com.br
www.casageraldo.com.br
 
Localizada na Fazenda São Geraldo, zona rural de Andradas, a Vinícola Campino é uma das mais recentes, fundada em 1968.
Em busca da modernização e melhoria do atendimento aos turistas, foi construído o Complexo Turístico Enogastronômico Casa Geraldo, onde o visitante é recebido para a degustação do vinho, visita monitorada á adega totalmente modernizada, através de túnel subterrâneo, conhecendo todo o processo de produção da bebida, onde é possível também a compra de vinhos e produtos locais. Conta ainda com restaurante de muito bom gosto servindo massas e pratos variados e para acompanhar um bom vinho.
O local abriga a vinícola que é aberta á visitação, o restaurante, a loja e um auditório.
A vinícola LC Marcon é responsável pelos Vinhos Campino e Casa Geraldo.
 
Vinhos Marcon
R. Olyntho Trevisan, nº 60 – Bairro: Alto Alegre
(35)3731-1565 ou (35)3731-3600
vinhosmarcon@andradas-net.com.br
 
A Associação Vinícola Marcon foi fundada em 1912. A produção e moagem da uva é realizada na Chácara Lagoa Dourada. Na vinícola podem-se ver os processos de filtragem, armazenamento e engarrafamento das bebidas. 
No ano de 2006 a família Marcon inaugurou sua Enoteca onde há a degustação e comercialização dos vinhos.
 
 
Vinícola Muterle
Chácara Pirapitinga – Bairro: Jardim Muterle
 (35)3731-1551
vinhos.muterle@hotmail.com
 
Mais do que uma produtora de vinho, a Adega Muterle é a história e a tradição de uma família, de imigrantes italianos que fizeram do Brasil a sua pátria. Toda a história da família, hoje em sua terceira geração, está ligada à produção de vinho, cujas mudas foram trazidas da Itália pelos próprios imigrantes. 
A história da Adega Muterle é antiga. Inicia em 1918, quando José Muterle chegou da Itália e iniciou sua produção de uva e vinho,  a partir de então família deu continuidade à produção. 
É aberta a visitação de suas parreiras e adega, propiciando a degustação e comercialização dos vinhos ali produzidos.  
 
 
 
 
 Vinhos Piagentini
Rua Tiradentes, 877 - Bairro: Alto Alegre
 (35) 3731-1404
vinhos-mg@piagentini.com.br
 
Desde 1930, os vinhos Piagentini são comercializados. Com o passar dos anos, a indústria foi se expandindo, ganhando mercado em outros estados, até que em 1973, em virtude da produção regional de uvas não ser suficiente para atender a demanda, resolveram adquirir uma vinícola em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, servindo esta, como suporte de produção. O processo de moagem da uva depósito, engarrafamento e finalmente o show – room onde é feita a degustação, comercialização dos produtos, é aberto à visitação pública.O grupo Piagentini adquiriu os direitos de concessão da Izidro Gonçalves do Brasil S/A em 1983.

Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.