Atrações e Eventos

 

Conhecida como “Terra do Vinho”, localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, Andradas é porta de entrada dos visitantes do Sul de Minas. É possível encontrar muitas opções de lazer nesta típica cidade mineira: passeio pelas vinícolas para degustação de vinhos, visita ao Pico do Gavião, um dos melhores pontos de vôo livre do Brasil, aventuras por trilhas, além da prática de esportes de aventura como escalada, mountain bike, off- roads com jipes e motos, ou simplesmente apreciar a paisagem ao som das águas de cachoeiras.

Além disso, em Andradas, é possível traçar um diversificado roteiro de compras, com produtos típicos como: artesanatos, queijos, doces, bolachas, café gourmet, além das produções de móveis, cerâmicas e roupas femininas. Outra opção é aproveitar o clima e o ar puro em pesqueiros e pousadas rurais ou um tradicional almoço mineiro servido em fogão à lenha.

 

Festa do Vinho

Tradição é a palavra quando se fala da Festa do Vinho de Andradas. Desde a primeira edição, em 1954, quando contou com a presença do então Governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek, a produção do vinho é o destaque neste evento. Os imigrantes italianos e portugueses que ajudaram a construir Andradas são lembrados pela implantação da produção da bebida que fez a cidade ser conhecida no Brasil todo como a “Terra do Vinho”.

Para quem pratica o enoturismo Andradas é rota obrigatória. Como forma de manter esta tradição, incentivar o turismo e valorizar a produção da bebida na cidade, a Prefeitura de Andradas apoia todo ano a realização da Festa. A Seção Municipal de Incentivo ao Turismo e à Cultura ajuda na organização fortalecendo cada vez mais o evento, que atrai grande público com a apresentação de artistas de renome nacional. Na praça principal da cidade, apresentações culturais com artistas andradenses e comidas e bebidas típicas engrandecem e resgatam a festa popular. O concurso de escolha da Rainha e Princesas da festa exalta a beleza da mulher andradense e enaltece ainda mais a tradição do evento na cidade. Com tantas atrações não deixe de degustar mais uma edição da Festa do Vinho!

 

Turismo de Compras

Andradas oferece uma vasta opção em compras, indo do artesanato até produtos altamente sofisticados, devido a sua diversidade econômica. Como toda cidade mineira, não poderia faltar os queijos e doces produzidos na fazenda de forma caseira. E para acompanhar o cafezinho, Andradas também é produtora de biscoitos e bolachas artesanais.

A cidade também é conhecida como polo da moda feminina, com aproximadamente 40 confecções do gênero, além dos artigos em couro e um diversificado artesanato. Outro ponto forte para o turismo de negócios e compras, são as indústrias moveleiras e de cerâmicas, que efetuam vendas para todo o país.

Mais informações:

Guia Comercial de Andradas - http://andradas.portaldacidade.com/guia-comercial

Guia Fácil Andradas - http://www.guiafacilandradas.com.br/pagina-inicial

 

Capoeira

A capoeira tem alcançado reconhecimento e valorização de vários segmentos da cultura em nosso país. Em 2008 essa arte foi reconhecida como patrimônio Cultural do Brasil.  E em novembro de 2014, a UNESCO outorgou o título de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. No município de Andradas, o ano de 2016 registrou uma importante conquista para a capoeira, elevando-a ao reconhecimento de Patrimônio Cultural da Cidade.

Vale ressaltar, que na capoeira o indivíduo tem a oportunidade de vivenciar uma aprendizagem significativa que se coloca como relevante fonte de resgate de potencialidades e de crescimento pessoal, prevalecendo os fundamentos culturais, éticos e morais que ajudam a contribuir com a formação de cidadãos participativos. O caminho para edificar novos sonhos e concretizá-los é longo, mas com perseverança, determinação e muito esforço serão o alicerce necessário para se chegar cada vez mais longe e obter o sucesso do reconhecimento.

 

Folia de Reis

 

 


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X