.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Reunião reforça escuta ativa da Prefeitura de Andradas para definir o futuro da cidade
População define prioridades no orçamento público de Andradas
A Prefeitura de Andradas promoveu na noite desta quarta-feira, 6 de agosto, audiência pública para apresentar os resultados da consulta popular do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. O evento, realizado no auditório do Paço Municipal, reuniu representantes da sociedade civil e servidores da administração pública.
A ação reforça o compromisso da gestão da prefeita Margot Pioli com o diálogo e a participação cidadã na construção de políticas públicas.
Durante a audiência, foram apresentados os dados consolidados da consulta online, que contou com 461 respostas e esteve disponível entre os dias 25 de julho e 4 de agosto. Para garantir o acesso de todos, a Prefeitura disponibilizou um ponto físico de apoio para auxiliar os moradores que encontraram dificuldade no preenchimento digital.
A escuta é parte essencial do processo de elaboração do PPA, documento que define metas e ações para os próximos quatro anos, orientando a aplicação dos recursos públicos municipais.
Perfil dos participantes
A participação foi amplamente diversa:
84,6% dos respondentes residem na zona urbana e 16,3% na zona rural;
63,6% das respostas vieram de mulheres e 35,8% de homens;
O perfil escolar dos participantes foi diversificado, com destaque para aqueles que possuem ensino superior completo (51,4%), seguidos por ensino médio completo (25,2%);
Em termos de faixa etária, destacam-se os adultos entre 40 e 49 anos (28,4%), seguidos por 30 a 39 anos (27,8%) e 50 a 59 anos (15,4%).
Manifesto sobre o aumento do repasse à Câmara
Um dos temas que gerou mobilização foi a proposta da Câmara Municipal de Andradas para ampliar de R$ 3,2 milhões para R$ 7,6 milhões o valor do duodécimo — recurso anual transferido pela Prefeitura ao Legislativo. A justificativa apresentada pela Câmara em ofício enviado ao Poder Executivo, seria a construção de uma sede própria. A proposta foi rejeitada por 92,5% dos participantes da consulta, que demonstraram preocupação com a retirada de recursos de áreas essenciais como saúde, educação e transporte.
Quando questionados sobre quais áreas deveriam ter os investimentos reduzidos caso a Câmara mantenha o pedido de aumento do repasse para os próximos 4 anos a partir de 2026, 47% apontaram a Administração como o setor a ser impactado, seguidos por Cultura e Esportes (17%) e Saúde (10,4%).
Durante a audiência, a comerciante Kathlyn Marcussi se manifestou contrária à proposta. “Neste momento, a prioridade deve ser o atendimento à população. A construção de uma nova sede para a Câmara não deve comprometer os investimentos essenciais em saúde. O hospital precisa muito mais que uma Câmara Municipal”, afirmou.
Áreas prioritárias para investimentos
A população também indicou as áreas que devem receber mais investimentos nos próximos quatro anos:
Além disso, a qualificação dos servidores e a realização de concurso público foram apontadas como as principais prioridades na área administrativa, com 58,4% e 47,7% das indicações, respectivamente.
Compromisso com uma gestão participativa
A prefeita Margot Pioli salientou que a população tem papel central na construção do futuro de Andradas
“Ouvimos cada cidadão, porque as verdadeiras transformações acontecem quando as decisões são compartilhadas. O PPA é uma ferramenta que une a comunidade para definir o destino de nossos investimentos e de nossas políticas públicas”, destacou.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.
.
.
.