.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Capacitação de equipes, ações em campo e orientações à população reforçam o enfrentamento ao aumento de registros neste período do ano
A Prefeitura de Andradas, por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, reforça a necessidade de intensificar os cuidados preventivos contra escorpiões em todo o município. Monitoramento recente aponta um aumento de registros em áreas residenciais e vias públicas, com um crescimento no número de aparições e capturas.
Em novembro, agentes de endemias passaram por capacitação técnica e prática realizada pela Regional de Saúde, e estão devidamente preparados para lidar com a situação em Andradas. Os profissionais realizaram visitas em residências no bairro São José da Cachoeira e, durante uma ação noturna realizada no dia 27 de novembro, no Cemitério Municipal, foram capturados 230 escorpiões, todos encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a extração de veneno e produção de soro antiescorpiônico.
Fatores climáticos e biológicos contribuem para a aparição dos escorpiões. Os períodos chuvosos forçam os animais a deixarem seus abrigos naturais (como redes de esgoto e entulhos) em busca de refúgio no interior das casas. Somado a isso, o período reprodutivo que tem início em outubro, aumenta a circulação da espécie. É fundamental que a população adote medidas preventivas, especialmente porque são animais peçonhentos (contêm veneno) e as fêmeas, nesta fase, podem apresentar maior concentração de veneno, elevando o risco de acidentes graves.
O Município está totalmente preparado para lidar com o surgimento desses animais e acidentes que podem ser causados. Em caso de picada, procure atendimento médico imediatamente, a vítima deve ser encaminhada o mais rápido possível ao Pronto Atendimento Municipal. A Santa Casa de Andradas possui o soro antiescorpiônico necessário para o tratamento, mas a população pode contribuir com a proteção contra esses animais, adotando medidas protetivas em suas residências, conforme orientações postadas nos canais oficiais da Prefeitura na Internet (Site, Facebook e Instagram).
.
.
.
.