.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Estudante da Escola Municipal dos Gonçalves foi a vencedora na categoria "Conto" do prêmio MPT na Escola
A aluna Kaueny Vitória da Silva Araújo, estudante do quinto ano da Escola Municipal dos Gonçalves, alcançou o primeiro lugar na premiação nacional do MPT na Escola.
Esse prêmio é um incentivo à Produção Cultural e acontece anualmente com o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes na mobilização e prevenção contra o trabalho infantil, por meio da produção de trabalhos em categorias como Conto, Poesia, Música e Desenho. Estes trabalhos são premiados em etapas municipais, estaduais e a etapa nacional.
A aluna apresentou seu conto “Alice”, que se passa em “Uvalinda” mais conhecida como “Terra do Vinho” em homenagem à cidade de Andradas. Conta a história de uma garota que se perdia um pouco a cada dia, pois, em vez de ler, brincar ou estudar, passou a infância trabalhando com os pais em uma parreira. No entanto, sua vida mudou quando recebeu a visita de uma professora, o que a inspirou a querer se tornar professora quando cresceu.
A premiação aconteceu de forma remota, mas trouxe o clima de celebração. A professora coordenadora da Escola Municipal dos Gonçalves, Jussara Aparecida Martins Carlin, o diretor da unidade, Antônio Carlos Pastre, e Jaqueline Maria de Oliveira Teixeira, coordenadora geral do Projeto MPT na Escola em Andradas, ficaram emocionados com a vitória. Mas, especialmente Kaueny estava radiante com a conquista. Em seu discurso, ela comentou sobre o processo de escrever e aprender com os colegas sobre trabalho infantil e a importância de dizer “Não” a essa prática.
O trabalho dedicado, que elevou a criatividade para além do ambiente da sala de aula, trouxe grande reconhecimento a Andradas. Graças aos professores que ajudaram na orientação em todas as etapas do processo, junto com a Secretaria da Educação, a cidade teve sua educação valorizada e destacada. Essa conquista pertence não somente à aluna Kaueny, mas sim a toda a instituição, que investe e deposita confiança no potencial de seus professores e alunos.
Andradas também foi destaque estadual no Prêmio MPT na Escola. Além de Kaueny, que foi primeiro lugar na etapa estadual, os alunos Davi Emanoel Silva de França e Vinicius Inocêncio da Silva conquistaram segundo lugar no Estado de Minas Gerais na categoria desenho, orientados pela professora Rita de Cássia de Oliveira. Na categoria música, as alunas Alice de Souza Oliveira, Ana Clara Ponciano Carneiro, Ana Julia Gomes de Oliveira, Nicoli Sofia de Abreu Carmo e Shara Modesto Teles Matheus conquistaram o segundo lugar sob orientação da professora Maria Ordalia Basso Silva.
A vitória da aluna Kaueny no Prêmio MPT na Escola é muito mais do que um troféu. É a prova de que, quando a escola apoia e estimula, a voz de uma criança se torna um motor de mudança e avanços para o futuro.
.
.
.
.