Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

Mais um passo em busca da excelência em produção de Vinhos

Na Tarde desta terça feira, 27 de junho , o prefeito Rodrigo Lopes esteve no Ministério da Agricultura em Brasília juntamente com os coordenadores que estiveram presentes na cidade de Andradas no seminário realizado na semana passada. Na capital, representantes do IBRAVIN – Instituto Brasileiro de Vinhos, apresentaram o programa PAS  - Programa Alimento Seguro - que acompanha a plantação, colheita, e finalização  através de manuais de boas praticas na produção e processamento da uva. Também foi apresentado o projeto piloto que vai possibilitar que Andradas produza o vinho com teor alcoólico maior do que o permitido em legislação hoje.  A prática visa a poda inversa da videira que potencializa a produção do vinho de inverno que tem maior qualidade na região. O Prefeito Rodrigo Lopes salienta a importância da participação e união dos vitivinicultores que agora contam com o apoio da Prefeitura Municipal na busca para modernizar e estabilizar o mercado de Vinho ganhando cada vez mais destaque no pais: “Estamos dando largos passos na produção da uva e vinho no município de Andradas. Há muitos anos o setor não recebe essa atenção especial, houve essa união e mobilização dos vitivinicultores e sindicato do vinho do estado de minas gerais, para que se tenha uma cadeia produtiva adequada, moderna e sustentável não só em Andradas mas em toda nossa região.” Afirma Rodrigo. Além do Sindicato do Vinho, a busca por outras parcerias estão sendo mobilizadas através do SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio as micro e pequenas Empresas e SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais, trabalho este que em conjunto tem como objetivo a elevação da qualidade do vinho da região. A Prefeitura Municipal disponibilizou um Engenheiro Agrônomo para acompanhar a produção do vinho em todas as adegas da cidade, proporcionando mais um apoio aos produtores de Andradas.