Turismo de Aventura

As montanhas de Andradas são redutos naturais para a prática da maioria dos esportes radicais. Possui uma enorme gama de trilhas ecológicas, onde podem ser realizados trekking, off-roads com jipes e motos, mountain bike  e muito mais.

 O Pico do Gavião é visita obrigatória para os adeptos do vôo livre, com condições climáticas favoráveis e 360° de rampas naturais, que permitem decolagem durante a maior parte do ano. O local é sede de diversos campeonatos, como o Brasileiro de Asa-Delta e dentre outros.

Outro esporte praticado em Andradas é a escalada, nas Pedras do Elefante, Pântano e várias outras que fazem parte do paredão rochoso da Serra do Pau D’Alho, com vias de escalada em todos os níveis de dificuldade. No bairro do Pântano encontra-se um Campo Escola para quem quer iniciar a prática deste esporte.

Também podem ser praticados muitos outros esportes radicais, como tirolesa, rappel, além do canyoning e cascading, nas inúmeras nascentes e cachoeiras encontradas nas montanhas andradenses, além dos esportes off -road em trilhas 4x4 e motos.

 

Montanhas

 

A Serra do Caracol fica localizada a norte/nordeste da cidade de Andradas, apresentando uma divisa natural entre planaltos e vales da região. Nos seus pontos culminantes encontram-se a Torre de Televisão e o Pico do Gavião, que oferecem uma paisagem belíssima, excelentes áreas de decolagem de vôo livre, além de propiciarem a prática de outros esportes de aventura como treking, rappel, canyoning, entre outros.

 

Com altitude variando entre 700 e 1663 metros, a Serra do Caracol é composta por rochas graníticas. A vegetação constitui-se de uma parte de floresta tropical perenifólia e cerradão.

 

No sentido oposto fica a Serra do Pau D’Alho, com médias altimétricas entre 700 e 1500 metros. Apresenta afloramento do escudo cristalino com rochas de formatos curiosos e de grande beleza. Destaca-se na paisagem uma pedra em forma de um gigantesco elefante deitado, chamada “Pedra do Elefante”, além de áreas excelentes para a pratica de esportes de aventura como rappel, treking, escalada entre outros.

 

Pico do Gavião

 

Localizado na Serra do Caracol, divisa entre as cidades de Andradas MG e Águas da Prata/SP, o Pico do Gavião é um atrativo natural a 1663 metros de altitude, classificado como um dos melhores no ranking mundial para a prática do vôo livre, com rampas naturais de 360º que permitem decolagens em todos os quadrantes. Ótima infra-estrutura, com água corrente, energia elétrica, lanchonete, sanitários, enfermaria, loja especializada em equipamentos de vôo, estacionamento para mais de 300 veículos, mais de 1000m² de área gramada para montagem de equipamentos, churrasqueira, área de camping, guarita de segurança, acesso pela rodovia Andradas - Poços de Caldas, com entrada a 11km em estrada de terra em boas condições, e acesso ao topo com via pavimentada.

 

 

Cachoeiras

 

Localizadas em vários locais do território rural, o Município possui mais de 80 cadastradas dentro de propriedades particulares. Para visitação é necessária autorização do proprietário e acompanhamento especializado. 

No entanto, existem algumas que os proprietários autorizam a visitação e já possuem alguma infra-estrutura, como é o caso da Cachoeira do Restaurante Aldeia Fazenda Velha.

 

 

Pedra do Elefante

 

Localizada na Serra do Pau D`Alho, com 1460 metros acima do nível do mar, a Pedra do Elefante é uma formação rochosa, que possui uma morfologia curiosa, sendo comparada a um gigantesco elefante deitado. A 220 metros de altura, propicia a prática de escalada e de outras atividades de esportes de aventura, como tirolesa, rappel, dentre outras. O acesso por trilha em propriedade particular. Recomenda-se acompanhamento especializado para visitação.

 

Pedra do Pântano

 

Localizada na Serra do Pau D`Alho, com 1220 metros acima do nível do mar, a Pedra do Pântano é uma formação rochosa com 220 metros de altura, propícia à prática de escalada e de outras atividades de esporte de aventura. Possui mais de 30 vias de escalada. O acesso é por trilha em propriedade particular. Recomenda-se acompanhamento especializado para visitação.

 

Contatos para Turismo de Aventura:

 

Sim Eventos – Cicloturismo, trekking, mountain bike

Silvio Moraes: 35 9923 0747

Reges Cabral:  35 9911 7869

 

World Adventure – rappel, trekking, cascading, canoing

www.worldadventure.com.br

worldadventure@starmedia.com.br

Rogério Lopes: 35 9937 1581

 

Vôo Livre

Fabinho: 35 9944 4765

fabinhopicodogaviao@hotmail.com

Luiz César Dias: 35 9107 6352 

 

Abrigo de Montanha do Velho – alojamento, camping, escalada, trekking, moutain-bike

Henrique: 35 9916-0230 / 19 9109 3656

abrigodovelho@yahoo.com.br

 

Abrigo de Montanha do Pântano – escalada, trekking, moutain-bike

35 9828 6834

Pedro Zeneti 19 8135 4124

www.abrigopantano.com

 

Jeep Clube Andradas

www.jeepclubeandradas.com.br

Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.