.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público: De segunda à sexta das 12h às 18h.

Assuntos Jurídicos - Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

SENACON DIVULGA BOLETIM 2023 DOS ATENDIMENTOS NOS PROCONS DE TODO PAÍS

Confira o ranking das empresas mais acionadas pelos consumidores junto ao órgão fiscalizador.


SENACON DIVULGA BOLETIM 2023 DOS ATENDIMENTOS NOS PROCONS DE TODO PAÍS

Todos os anos, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) divulga um boletim que apresenta uma breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons de todo país, que atendem diariamente a milhares de conflitos entre cidadãos e fornecedores.

No ano de 2023, foram registrados um total de 1.670.935 demandas nos órgãos integrados ao ProConsumidor (sistema nacional de atendimentos ao consumidor), sendo 1.292.916 reclamações, 362.173 consultas e 15.846 denúncias. Mais de 400 mil notificações foram enviadas pelos Procons, por meio das quais se obteve, em média, 78% de resolução por parte dos fornecedores.

O boletim divulgado pela SENACON constatou que as mulheres representam a maioria (54,0%) das pessoas que procuraram os Procons para registrar suas demandas de consumo em 2023, e a faixa etária preponderante dos consumidores é a que contempla a idade entre 61 e 70 anos.

A seguir, são apresentados dados dos setores que, nacionalmente, mais levam consumidores ao Procons:

 

 

 

 

Fonte: Boletim Sindec – Boletim Proconsumidor 2023 – SENACON 

 

O total de atendimentos registrados em Minas Gerais em 2023 foi de 166.377 mil.

REALIDADE EM ANDRADAS

Em Andradas, o Procon local registrou em 2023 o total de 1.456 mil atendimentos. O levantamento apontou as seguintes informações:

- Os fornecedores mais reclamados foram: 

BANCOS E FINANCEIRAS:                         

Problemas com Conta corrente / Salário / Poupança /Conta Aposentadoria,Crédito Consignado/Cartão de Crédito Consignado / RMC (para beneficiários do INSS e Crédito Pessoal e Demais Empréstimos

EMPRESAS DE TELEFONIA MÓVEL PÓS-PAGA, TELEFONIA FIXA E TV POR ASSINATURA 

Problemas com Cobrança, Problemas com Contrato, Problemas com SAC

SEGURADORAS/ SEGURO DE VIDA / ACIDENTES PESSOAIS/ GARANTIA ESTENDIDA                       

Problemas com Cobrança e Problemas com Contrato

CLINÍCAS ODONTOLÓGICAS

Problemas com Contrato e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço

LOJAS DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS 

Problemas na Entrega ou Troca de Produtos

CONCESSIONÁRIAS DE ENERGIA ELÉTRICA

Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço

COMPANHIA DE ÁGUA E ESGOTO 

Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço

CURSOS ONLINE E PRESENCIAIS 

Problemas com Cobrança e Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço

 

Os assuntos mais demandados foram:

1ª Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado 

2ª Renegociação / parcelamento de dívida

3ª Dificuldade para cancelar ou alterar serviços 

4ª Cobrança de tarifas, taxas, valores não previstos

5º Não entrega / demora na entrega do produto

6º SAC - Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo

7ª Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores

49 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Andradas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.