Saúde - Sexta-feira, 15 de Março de 2024

PREFEITURA DE ANDRADAS PASSA A NOTIFICAR E MULTAR RESIDÊNCIAS COM FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A medida tem o objetivo de conter o avanço da doença no município!

Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 90 casos prováveis da doença têm sido notificados por dia no município na última semana. Desde o início do ano, já são quase 1500 pessoas infectadas e uma pessoa veio a óbito com suspeita da enfermidade. A escassez de soro, testes e insumos já é preocupante.

“O maior problema enfrentado em Andradas está no interior das residências da população andradense, devido ao alto índice de infestação de focos do mosquito da Dengue. De cada 100 imóveis, 10 têm focos do Aedes aegypti”, explica Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.

Dessa forma, a Prefeitura adotou a medida de notificar e multar as residências onde forem encontrados focos de transmissão da Dengue. Confira:

- Grau das infrações

•Leve – de 1 a 3 focos

•Média – de 4 a 6 focos

•Graves – de 7 a 9 focos

•Gravíssimas – de 10 ou mais focos

Valores das infrações

•Leve – 49 UFM’s = R$ 188,16

•Média – 147 UFM’s = R$ 564,48

•Graves – 293 UFM’s = R$ 1.125,12

•Gravíssimas – 488 UFM’s = R$ 1.873,92

É fundamental que a população colabore e faça a sua parte, como:

- Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal;

- Manter quintais e lotes limpos;

- Não depositar lixo e entulhos,

- Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim o aparecimento de novos criadores do mosquito.

Denúncias, dúvidas ou mais informações por meio do telefone (35) 9.9873-3028.