Saúde - Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021

RAIVA ANIMAL: DOIS NOVOS CASOS SÃO CONFIRMADOS EM ANDRADAS EM 2021

Na última semana, dois novos casos de Raiva Animal foram confirmados em Andradas. É o terceiro caso no município esse ano, já que em agosto, um caso já havia sido confirmado. Os três casos se referem à equinos. Vale ressaltar que em agosto, a médica veterinária Jéssica Cristiane Bertoni, responsável técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses, já havia alertado aos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) sobre os riscos da enfermidade, não apenas aos animais, como também aos seres humanos. “No caso da Raiva, a melhor solução é prevenir; e a prevenção é a vacina. A doença tem uma evolução drástica e letal, além dos prejuízos que causa, devido à perda de animais e os custos com terapias medicamentosas após a exposição. Infelizmente, foi constatada a morte de mais dois animais esse ano, novamente equinos, por conta da enfermidade em Andradas”, explica a profissional. A Raiva é uma doença infecciosa viral aguda, quase sempre fatal, que acomete mamíferos, inclusive o homem. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais. SAIBA UM POUCO MAIS DA RAIVA ANIMAL Manifestações da Raiva: mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, dor de garganta, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia, parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, espasmos musculares involuntários, generalizados, alterações de comportamento e convulsões. Podem ocorrer espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem ao tentar ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa. Essa manifestação confunde com engasgamento e ao tentar socorrer o animal, o homem se contamina.  No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível para prescrição do esquema de profilaxia da raiva humana (vacina e/ou soro) e, quando possível, observar o animal por 10 dias para ver se ele manifesta doença ou morre. Prevenção: A vacinação anual de animais (cães, gatos, bovinos e equinos) é eficaz na prevenção da Raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.  Cuidados: Deve-se sempre evitar de se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo e nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres.