Encontro de Folia de Reis

Em 11/01/2019 às 17:29:44

Encontro de Folia de Reis

Acontece neste sábado, 12 de janeiro, no Distrito do Campestrinho, o encontro de Folia de Reis Cia. Nossa Senhora da Guia, o evento reunirá várias companhias de Folia de Reis, grupos que mantem esta linda tradição.

A Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso e folclórico, é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro). Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas e tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis foram trazidos para o Brasil no final do período colonial (provavelmente no começo do século XIX), pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha.

A porta de entrada foi o nordeste brasileiro. Porém, em nosso país a Folia de Reis ganhou traços culturais particulares, incorporando aspectos da cultura brasileira. Um destes exemplos está presente na música, com a presença das batidas típicas dos tambores africanos. Vale dizer também que a Folia de Reis possui traços particulares em cada região do Brasil, sendo os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, onde essa tradição está mais presente.

Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

O evento deste sábado acontecerá na Praça Antônio Borges dos Santos no Distrito do Campestrinho, com início às 9h e encerramento às 18h.