Técnico do IPHAN realiza visita técnica em Andradas

Em 13/09/2018 às 14:41:33

Nos dias 11, 12 e 13 de Setembro o Arqueólogo Reginaldo Barcelos, técnico do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esteve visitando, juntamente com membros do COPAC, Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural, o município de Andradas para analisar a possível existência de sítios históricos e sítios arqueológicos.

A expedição visitou 3 muros rudimentares construídos com a utilização de pedras, possivelmente com mão de obra escrava, segundo Reginaldo o estado de conservação e a extensão desses murros são impressionantes, porém um estudo mais aprofundado deverá ser feito para levantar o histórico do local e a idade do mesmo.

Murro Histórico

Outro local visitado foi uma gruta onde foi encontrado uma série de pinturas rupestres, de forma e estado de conservação que também impressionaram o técnico do IPHAN, do mesmo modo que os muros estudos mais detalhados são necessários para precisar a idade destas pinturas bem como a possibilidade de existir mais ocorrências deste tipo em nosso município. Além das pinturas alguns objetos de pedra polida e pedra lascada foram encontrados nas proximidades da caverna pelo produtor rural Fábio Martins, fato que comprova a atividade pré-histórica em Andradas.

Interior da caverna

Após futuros estudos um parecer completo sobre esses locais será elaborado e divulgado. A ocorrência de sítios arqueológicos e históricos em nosso município valoriza ainda mais a cultura e história de Andradas, e são achados preciosos que precisam ser preservados.