Novo dia do movimento de combate e prevenção à AIDS em Andradas

Em 05/12/2017 às 15:27:04

Um novo dia para o movimento de combate e prevenção à AIDS foi programado pelo setor de infectologia em parceria com as ESFs de Andradas. Na sexta-feira, 08 de dezembro, serão disponibilizados a toda a população a coleta de testes rápidos. O movimento ocorre na Praça Coronel Antônio Augusto de Oliveira, das 8 às 16 horas.

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Testes rápidos

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Participe.