Professoras de Andradas se tornam formadoras em alfabetização

Educação - Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2025


Professoras de Andradas se tornam formadoras em alfabetização

Três professoras da rede municipal de Andradas receberam formação especializada em Belo Horizonte e vão atuar como multiplicadoras das novas práticas pedagógicas. Ivone Alves Leoni, Ana Angélica Silva Alves Teixeira e Robiani Luci Rosa Ayres, participaram dos encontros formativos realizados de 17 a 19 de novembro e de 1º a 3 de dezembro de 2025.

 

A ação integra o Pacto Mineiro pela Alfabetização, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com o objetivo de garantir a alfabetização no tempo certo e reforçar a leitura e escrita dos alunos do 1º ao 5º ano.

 

Com essa capacitação, o município prepara-se para beneficiar 100% dos professores que atuarão nos Anos Iniciais em 2026; elas serão responsáveis por repassar os conhecimentos a toda a equipe docente.

 

O empenho dos profissionais de Educação de Andradas já rendeu resultados concretos: em 2024, o município alcançou o índice de 75,04% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano, superando a meta nacional de 60%.

 

Além disso, Andradas recebeu o Selo Prata do Compromisso com a Alfabetização, reconhecimento conferido a municípios que demonstram políticas públicas eficazes na área.

 

A prefeita Margot Pioli destaca que o avanço da alfabetização em Andradas só é possível graças ao empenho diário dos profissionais da rede municipal.

 

“A participação dessas três professoras mostra a força da nossa equipe. Os resultados que alcançamos existem porque nossos educadores acreditam no potencial de cada criança e trabalham para que elas aprendam mais e melhor”.

Prefeitura


Andradas