Andradas celebra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Educação - Sexta-feira, 13 de Junho de 2025


Andradas celebra Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Durante o encontro foi realizada a etapa municipal do Prêmio MPT na Escola, com a participação de cinco instituições de ensino e do Projeto de Escola Integral AABB 

 

A Prefeitura de Andradas realizou, na tarde de quinta-feira, 12, um encontro no Teatro Municipal Stivanin Giuseppe, em referência ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Saúde e Ação Social, por meio do CREAS e do Projeto Escola Integral Vida Nova.

 

Participaram do evento equipes pedagógicas, alunos, familiares e profissionais da assistência social. O objetivo foi reforçar a importância da prevenção e do enfrentamento ao trabalho infantil, além de valorizar os projetos que tratam do tema nas escolas da rede municipal.

 

Durante o encontro, foi realizada a etapa municipal do Prêmio MPT na Escola. A proposta promove reflexões sobre os direitos das crianças e adolescentes por meio de atividades nas categorias música, poesia, desenho e conto. Alunos de cinco escolas da rede municipal e do Projeto AABB participaram da premiação. Os trabalhos que conquistaram o primeiro lugar avançam para a etapa estadual do concurso.

 

Escolas participantes:

  • E.M. Dos Gonçalves
  • E.M. Francisca Vilela Peçanha
  • E.M. Jocelém José de Andrade
  • E.M. Daura Dagmar Lobo
  • E.M. Anna de Oliveira Camargo
  • Projeto AABB (Escolas Urbanas)

 

Premiados:

Desenho: “A balança da justiça: Educação x Exploração” – Davi Emanoel da Silva de França e Vinícius Inocêncio da Silva (Projeto AABB – Escola M. José Bonifácio)
 

Poesia: “Vamos essa bandeira levantar e com o Trabalho Infantil acabar” – Heloá Vitória da Silva e Rayssa Leoncio Cavalcante (E.M. Dos Gonçalves)
 

Música: “Infância Perdida” – Alice de Souza Oliveira, Ana Clara Ponciano Carneiro, Ana Júlia de Souza Ferreira, Nicoli Sofia de Abreu Carmo e Shara Modesto Teles Matheus (Projeto AABB)
 

Conto: “A história de Alice” – Kaueny Vitória da Silva Araújo (E.M. Dos Gonçalves)

 

O orientador social e psicólogo do CREAS, João Luiz Costa de Souza Noronha, falou com os participantes sobre a importância de proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de exploração, destacando o papel da escola, da família e da comunidade nesse processo.

 

A Administração Municipal agradece a participação de todas as equipes envolvidas, professores, diretores, supervisores, estudantes e famílias, que contribuem para uma educação mais consciente e para o fortalecimento das políticas públicas de proteção à infância.

Prefeitura


Andradas