Prefeitura entrega a maior obra pública da história de Andradas

Educação - Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026


Prefeitura entrega a maior obra pública da história de Andradas

A Prefeitura de Andradas inaugurou, nesta quarta-feira,4, a Escola Municipal Dr. Delvo Stivanin, um espaço moderno e acolhedor que amplia a rede municipal de ensino e reforça o cuidado com a educação das crianças andradenses. A unidade foi inaugurada oficialmente já em pleno funcionamento, evidenciando a prioridade da Administração Municipal em investir em ambientes adequados para a aprendizagem e valorização de toda a comunidade escolar.

Planejada e executada pela Administração Municipal, a obra foi realizada com recursos provenientes de indenizações por dano moral coletivo, destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que totalizaram mais de R$ 7,2 milhões.

A escola foi construída em uma área adquirida pelo município em 2022. Projetada para atender até 600 estudantes, iniciou suas atividades com aproximadamente 500 alunos matriculados, distribuídos entre os períodos da manhã e da tarde.

Durante a entrega, a prefeita Margot Pioli destacou o significado da escola para as famílias e para o futuro da cidade. “Em 24 de maio de 2024 lançamos a pedra fundamental. Em menos de dois anos conseguimos construir e entregar para as famílias andradenses uma escola desse tamanho, um projeto ousado, pensado para o presente, mas, sobretudo, para o amanhã. E nada disso seria possível sem a união de instituições comprometidas com o interesse público. Cada tijolo dessa escola carrega responsabilidade institucional, seriedade e compromisso com o bem-comum”, afirmou.

A nova unidade conta com bloco administrativo, 12 salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências, sala de informática, auditório, refeitório, cozinha e áreas de convivência, oferecendo um ambiente adequado ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos.

Compromisso

A construção da escola tornou-se possível a partir da operação Sinergia, que atuou na recuperação de ativos e na responsabilização por dano moral coletivo na região do sul de Minas. O trabalho contou com o suporte do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (CAOET) do MPMG, e do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA).

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do CAOET em Varginha, Daniel Ribeiro Costa, “esta obra possui um significado especial. Ela foi construída a partir de recursos angariados de reparação por dano moral coletivo causado em função de práticas ilícitas, fraudes, que foram descobertas pelo CIRA. A sonegação impede, tal qual a corrupção, a realização de políticas públicas de saúde, segurança e educação. O que se inaugura hoje é a prova de que a responsabilização não é apenas a punição, mas a oportunidade de reconstrução em benefício da sociedade”.

Participaram da composição do dispositivo de honra as seguintes personalidades: prefeita de Andradas, Margot Pioli; o vice-prefeito, José Antonio Stivanin; o promotor de Justiça da Comarca de Andradas, Dr. Victor Hugo Rena Pereira – representando o Ministério Público de Minas Gerais; o presidente da Câmara, Antonio Carlos de Lima; o coordenador do CAOET em Varginha, promotor Dr. Daniel Ribeiro Costa; a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Regina Cavacini de Lima; o Dr. Carlos Mosconi; Ana Cecília Stivanin Buzato, representando a família do Dr. Delvo Stivanin, e as diretoras da nova escola – Josiane de Pádua e Marilene do Carmo.

Homenagem

A Escola Municipal Dr. Delvo Stivanin homenageia um cidadão andradense que dedicou sua trajetória ao serviço público, à educação e ao desenvolvimento do município.

Com forte atuação pública e social, foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara Municipal e participou da elaboração da Lei Orgânica do Município, em 1990. Entre 2005 e 2008, esteve como vice-prefeito, no primeiro mandato da prefeita Margot Pioli.

Defensor do desenvolvimento e do planejamento de longo prazo, acreditava na parceria entre o poder público e a iniciativa privada para geração de oportunidades. Faleceu em 3 de abril de 2013, deixando um legado de serviço público, compromisso com a educação e amor por Andradas.

Veja como ficaram as instalações da escola

Prefeitura


Andradas