Andradas promove sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Assistência Social - Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Destaque para a eleição dos representantes que irão compor a delegação de Andradas na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
Com foco na equidade, participação cidadã e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento, a cidade de Andradas realizou a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no dia 30 de junho e foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Prefeitura de Andradas e a Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência proporcionou um espaço democrático de escuta e construção coletiva, reforçando a importância de dar voz e vez às pessoas com mais experiência de vida, respeitando suas trajetórias e diferentes realidades sociais, econômicas e culturais.
- Durante os debates, foram discutidos cinco eixos temáticos:
• Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
• Fortalecimento das ações voltadas à proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral;
• Combate à violência, ao abandono social e familiar;
• Estímulo à participação social e à vida comunitária, considerando as múltiplas formas de envelhecer;
• Consolidação e fortalecimento dos Conselhos de Direitos como política permanente de Estado.
A conferência resultou na definição de cinco prioridades em cada eixo, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Essas propostas servirão como base para a criação de novas políticas públicas e para a melhoria de ações já existentes, com o objetivo de garantir mais dignidade, respeito e inclusão a quem está na fase mais madura da vida.
Outro destaque foi a eleição dos representantes que irão compor a delegação de Andradas na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, entre os dias 19 e 21 de agosto, em Belo Horizonte. Entre os delegados titulares eleitos, três possuem 60 anos ou mais, assegurando representatividade da população mais experiente do município.
A realização da conferência fortalece o compromisso da Administração Municipal na construção de uma cidade mais justa e preparada para todas as fases da vida.
