Saúde - Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018

A Prefeitura Municipal de Andradas realiza exposição sobre a Luta Contra o Tabagismo

Com intuito de expor os males provocados pelo tabagismo a Prefeitura Municipal de Andradas promove entre os dias 5 e 12 de Setembro, no Teatro Municipal uma exposição contando a história do tabaco. Além de imagens que representam a história e as consequências do consumo de tabaco, durante o evento acontecerá uma palestra ministrada pela Irmã Aparecida de Fátima da Silva de Carvalho, Gerente da Divisão de Vigilância e Saúde do Município de Andradas, sobre os males provocados pelo consumo do tabaco. Consumido pelos povos indígenas americanos a milhares de anos, o tabaco se espalhou pelo mundo através dos navegantes europeus durante a era do descobrimento das Américas e em pouco tempo de tornou popular entra os membros da nobreza. Por muito tempo o fumo foi considerado símbolo de charme e status. Porém, no decorrer do último século descobriu se, que o consumo de tabaco está ligado a inúmeras doenças, sendo a principal causa do câncer de pulmão, podendo também desencadear doenças cardiovasculares e contribuir com o aumento de infecções respiratórias causadas por vírus e bactérias, além de induzir a impotência sexual do gênero masculino. Fumantes passivos também tendem a desenvolver algum mal provocado pelo tabaco. Uma pesquisa realizada pela USP, aponta que uma em cada quatro crianças, de até cinco anos, apresentam nicotina em seu organismo.