Educação - Terça-feira, 21 de Agosto de 2018

Mobilização Geral para cobrar o Estado de Minas Gerais acontece na capital

Mais de 500 prefeitos do estado de  Minas Geais estão hoje, 21 de agosto, em Belo Horizonte participando da manifestação. Uma mobilização organizada pela Associação Mineira de Municípios a AMM, que acontece na cidade administrativa. O motivo: a dívida do Estado com os municípios. O prefeito Rodrigo Lopes está participando do movimento que pretende chamar a atenção dos órgãos de fiscalização como Ministério Público e o Tribunal de Contas para que se atentem a essa situação de emergência. “É um desrespeito o que estamos vivendo. Não só hoje, mas os municípios mineiros podem parar de vez por esse colapso financeiro, por falta do repasse de recursos.” Afirmou o prefeito Rodrigo Lopes. Prefeito Rodrigo Lopes participa da manifestação em Belo Horizonte Para Andradas o Estado deve atualmente quase 10 milhões de reais o que significa 10% do orçamento total. A dívida com os municípios mineiros já chega a R$ 7,6 bilhões e as prefeituras já não têm mais como arcar com os serviços básicos e essenciais à população. A mobilização busca cobrar uma postura firme do Estado no sentido de pagar o que é devido, em especial o FUNDEB, que já ultrapassa R$ 2 bilhões, que inviabiliza o pagamento dos servidores da educação nos municípios. Em muitas cidades as prefeituras não estão fazendo atendimento na data de hoje, porém em Andradas o  serviço segue normalizado.  Faixas foram instaladas no Paço Municipal a fim de informar a população e também como forma de manifestação contra a falta do repasse de recursos . “Estamos aqui lutando para reverter este quadro. Cobrando nada mais nada menos do que é direto das prefeituras e dos cidadãos, queremos que nos paguem o que nos devem.” Concluiu o prefeito.