Evento Cívico marca comemoração dos 127 anos de Andradas

Em 20/03/2017 às 17:23:44

Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, Andradas comemorou o 127° aniversário de Emancipação Político-Administrativa através de evento cívico realizado em frente ao Paço Municipal. A cerimônia contou com a presença de muitas escolas, representantes de diversos setores da sociedade civil, a Corte do Vinho, além de autoridades .Em destaque o Deputado Federal George Hilton, o ex-prefeito de Ipuiúna, Élder Cássio Oliva, representando o Deputado Federal Bilac Pinto, e Paula Andrea Direne, representando o Secretario de Governo Odair Cunha.

Para dar início a solenidade a execução do hino nacional foi interpretada pelos alunos e professores da Associação Amigos da Cultura do Teatro Municipal, juntamente com o hasteamento das bandeiras.

O Hino Municipal foi executado pela Banda Lira da Mantiqueira regida pelo maestro Juliano Marques Barreto e Coral Todo Canto da professora Iraci Alves.

Na sequencia o pronunciamento do Prefeito Rodrigo Lopes que parabenizou a cidade e relembrou as conquistas alcançadas nos últimos anos e o pleno desenvolvimento do município. Neste ano mais algumas conquistas alcançadas. Foram entregues 5 kombis adquiridas com recursos próprios para as Ssecretarias de Saúde e Ação Social , Aducação , Esporte e Lazer e um ônibus conseguido através de emenda parlamentar do deputado federal Bilac Pinto representado nesta solenidade pelo ex prefeito de Ipuiuna.

Na cerimonia também teve sorteio. Os contribuintes do IPTU puderam concorrer a duas motos 0km, sorteadas para quem pagou em parcela única e também para quem contribuiu de maneira parcelada.

Os ganhadores foram: Pedro Henrique Secco de Oliveira e Milton Reis de Almeida e Outro.

A solenidade também foi marcada por homenagens. A coordenadoria de Cultura desenvolveu no ano de 2016, uma série de ações com o objetivo de estimular a divulgação, a defesa, a preservação e a proteção de bens culturais do município e de valorização do Patrimônio Cultural.

Uma delas foi a criação do título “AMIGO DO PATRIMÔNIO”, destinado àquele cidadão que se empenhou e colaborou para o desenvolvimento da cidade.

Fábio Martins esteve presente e recebeu a placa de homenagem pela disponibilidade em acompanhar e grande incentivo a equipe da Prefeitura nas pesquisas arqueológicas realizadas no município.

O segundo homenageado foi o Senhor Juraci Custódio Pereira pela grande contribuição cultural sob a forma da tradicional Folia de Reis revigorada na cidade Andradas, que resultou no titulo de patrimônio estadual no dia 6 de janeiro de 2017.

Mais uma homenagem a Thiago Caldas Maia pela dedicação em manter a tradição da capoeira no município. Recebeu a placa juntamente com seus alunos que formam o grupo de capoeira.

Para encerrar a cerimonia uma apresentação cultural com a encenação da poesia “ Ensaio” de autoria da escritora Nilza Alves de Pontes Marques ,apresentada pelos alunos do grupo de teatro do Centro Cultural. A autora recebeu uma flor como forma de agradecimento por toda colaboração cultural e dedicação pelo município.

A comemoração não parou por ai. O tradicional passeio de ciclístico reuniu diversos amantes do esporte, crianças e famílias em uma grande confraternização.

Logo após sorteio de brindes e bicicletas aos participantes.

A noite a comemoração ficou por conta do Swing do Forro que colocou os andradenses para dançar na Praça Dr. Alcides Mosconi e em seguida o show com a dupla João e Gustavo que trouxe muita gente para o local.

Mais um ano de comemoração para a cidade. Lugar privilegiado, beleza natural exuberante e povo hospitaleiro. Andradas é sem dúvida uma das cidades mais promissoras do sul de Minas, e merece toda atenção e carinho especial nesta data tão importante.