Saúde - Sexta-feira, 28 de Abril de 2023

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA 1º CASO DE CHIKUNGUNYA EM ANDRADAS

O apoio da população é fundamental para evitar esse problema!

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE COMUNICA 1º CASO DE CHIKUNGUNYA EM ANDRADAS

A Secretaria Municipal de Saúde faz um novo alerta à população: foi confirmado o primeiro caso de Chikungunya em Andradas. Trata-se de um homem residente no nosso município, na zona urbana, que contraiu a doença durante uma viagem para a região Norte do Estado de Minas Gerais.

Vale lembrar que também nessa semana, a Secretaria Municipal de Saúde já havia confirmado o segundo caso de Dengue em Andradas, sendo um na zona rural e outro na zona urbana. Dessa forma, a população deve ficar alerta e se prevenir, uma vez que o município tem um altíssimo nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

É preciso deixar claro que diante de sintomas, como febre, mal-estar, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo, é necessário procurar atendimento médico.

“De acordo com o último levantamento da Vigilância Ambiental, há uma alta infestação do Mosquito Aedes aegypti em Andradas, podendo acarretar numa epidemia dessas doenças, diante do aparecimento desses casos confirmados. E o que chama atenção é que ficou constatado durante as visitas, que a cada 100 imóveis, aproximadamente 10 deles tinham criadouros do mosquito e 90% dos focos estavam em imóveis habitados”, alerta Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.

Para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, é fundamental que a população colabore e faça a sua parte, como:

- Com a orientação médica, adotar o uso de repelentes;

- Permitir que os agentes de combate às endemias tenham acesso aos imóveis para realizarem o tratamento focal;

- Manter quintais e lotes limpos;

- Não depositar lixo e entulhos,

- Evitar o acúmulo de água parada; evitando assim aparecimento de novos criadores do mosquito.

Dengue: O problema é de todos e a solução também!

MUTIRÃO DA DENGUE

Nesta sexta-feira, 28 de abril, a equipe de agentes de combates às endemias promoveu um mutirão de combate à Dengue no Jardim Alvorada, que envolveu a realização de visitas nas residências, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, foi realizado o fumacê na localidade, já que um dos casos de Dengue confirmados em Andradas é morador dessa região.