Obras - Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021

DIVULGAÇÃO DA EXECUÇÃO DO INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ANDRADAS - 2021

O Patrimônio Cultural é o conjunto de todos os bens, das manifestações culturais, das celebrações e das tradições tanto materiais quanto imateriais, que são reconhecidos por determinada comunidade por sua relevância histórica, cultural e identitária e, assim, adquire valor simbólico e merece ser preservado.  No ano de 2021, foram realizadas as fichas dos bens abaixo relacionados que agora constam no rol de bens inventariados em Andradas: Pavilhão do Vinho. R. Cel. Eduardo Amaral, 312 - Centro, Andradas - MG, 37795-000. A edificação que abriga o Pavilhão do Vinho foi construída em 1968, na administração do Prefeito Waldemar de Souza Franco. É importante no cenário histórico e arquitetônico do município de Andradas, pois abrigou desde essa época, a tradicional Festa do Vinho e muitos outros eventos culturais e sociais do município. Por seu valor histórico e sociocultural, o bem está sendo inventariado.   Paço Municipal; Prefeitura Municipal. Praça Vinte e Dois de Fevereiro, s/n - Andradas, MG, 37795-000. O Paço Municipal de Andradas foi construído como uma suntuosa edificação modernista, na primeira administração do Prefeito Waldemar de Souza Franco, entre 1967 a 1970. Os Engenheiros/arquitetos responsáveis pelo projeto da edificação foram Carlos Nelson Bueno (CREA 16556) e Clayton A. Nigro. A edificação modernista é emblemática na área central do município de Andradas, e por seus valores arquitetônicos e histórico, está sendo inventariada. Parreiral dos Trevisan. Descida do Morro da Cava. Rua Ettore Trevisan, Estrada Municipal, n. 20, Andradas, MG. O atual Parreiral dos Trevisan foi constituído há cerca de 50 anos por Eurelides João Trevisan, filho de Éttore Trevisan, antigo produtor dos vinhos Girassol em Andradas – MG. O parreiral foi plantado na propriedade da família Trevisan e era constituído das uvas Jacques e Niagara Branca e Rosada. Atualmente, possui as uvas Niagara Branca e Rosada em cerca de mil pés de uva. Pela sua importância histórica, simbólica e econômica para o município de Andradas, o bem foi inventariado. Arquivo Público Municipal de Andradas. Parque Municipal Ricardo Sasseron, Av. Procópio Stella, 1781 - Andradas, MG. O Arquivo Público Municipal é constituído pela memória histórica documental dos órgãos oficiais da administração pública de Andradas ao longo do século XX e no XXI. O acervo é composto de documentos produzidos pelo poder público local, por meio das Secretarias e departamentos da Prefeitura, e é uma importante fonte de pesquisa para o cidadão andradense e para pesquisadores de modo geral. Pela sua relevância histórica e social, o bem foi inventariado. Festa de São Sebastião – Patrimônio Imaterial. Igreja Matriz de São Sebastião, R. da Saudade, 252, Centro, Andradas - MG. São Sebastião é o padroeiro de Andradas e já emprestou seu nome para o município, quando Andradas era “São Sebastião do Jaguary”. A celebração religiosa em louvor a São Sebastião é centenária e ocorre anualmente entre 11 a 20 de janeiro. A Festa de São Sebastião se inicia com uma novena no dia 11 e segue até o dia 20 de janeiro, feriado municipal e ponto alto da Festa. Ela envolve grande número de fiéis no município, além dos festeiros e comunidade religiosa, como padres, o Cônego e pessoas ligadas à pastoral e lideranças religiosas de todos os bairros rurais do município. Pela sua importância religiosa, simbólica e histórica, o bem foi inventariado. Realização:   Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura – Divisão de Incentivo à Cultura com assessoria técnica da  AME Cultura.