Saúde - Quarta-feira, 02 de Junho de 2021

PREFEITURA DE ANDRADAS CONVOCA MORADORES PARA RETIRADA DA PLACA DO CEP RURAL

Atenta às necessidades das comunidades rurais, sobretudo nas questões de atendimento médico e segurança em situações de emergência, a Prefeitura de Andradas implantou em 2020 o “CEP RURAL”. Trata-se de uma ação da Secretaria de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão em conjunto com as pastas de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, e a de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, promovendo o georreferenciamento da zona rural do município, isto, é, o cadastro de todas as propriedades rurais. “Essa iniciativa irá facilitar muito a vida dos moradores das comunidades rurais, uma vez que os atendimentos de emergência, tanto na área da Saúde ou Segurança, por exemplo, serão mais rápidos. Isso trará comodidade e segurança para quem reside na área rural”, ressalta a Prefeita Margot Pioli. Vale ressaltar que muitos moradores da zona rural ainda não retiraram as placas do CEP RURAL que identifica a sua propriedade. Os mesmo devem se dirigir até o Setor de Agricultura, localizado na Rua Eduardo Amaral, n.º 236, Centro, ou ligar no telefone (35) 3731.8245, de segunda à sexta-feira, das 12 às 18 horas. COMO FUNCIONA O CEP RURAL Na fase de implantação do projeto, quando foi realizada a coleta de dados, cada propriedade recebeu um código, o “CEP RURAL”, que por meio de um sistema próprio, garante o atendimento de forma rápida aos moradores da zona rural pelas forças de segurança e emergência. Com o “CEP RURAL” em mãos, a população da zona rural deve informar o código sempre acionar o atendimento das forças de segurança ou emergência. Assim que o código é inserido no sistema, os agentes de segurança ou saúde, já são direcionadas por meio do GPS, chegando mais rapidamente na localidade. Além disso, cada propriedade recebeu uma placa de identificação com o “CEP RURAL”, que deve ser instalada na porteira de acesso a propriedade, facilitando ainda mais a localização das mesmas. Para entender as vantagens, basta lembrar que antes da implantação dessa ferramenta, quando um cidadão precisava, por exemplo, solicitar um atendimento de urgência do SAMU, tinha que dar pontos de referência e, muitas vezes, esperar o atendimento em algum destes pontos, fato que dificultava em muito a localização das ocorrências, causando uma demora além do normal nestes atendimentos. Portanto, lembre-se: ao precisar de atendimento das forças de segurança, PM e GM ou SAMU, informe o CEP RURAL e seja atendido mais rapidamente. Você já colocou a placa do CEP RURAL na sua propriedade?  Retire a sua identificação no Setor de Agricultura de Andradas – Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Andradas, localizado na Rua Coronel Eduardo Amaral 236, Centro, até o dia 31 de julho de 2021. Dúvidas ou mais informações? Entre em contato no telefone (35) 3731-8245 ou acesse www.andradas.mg.gov.br e clique no link CEP Rural na aba O Município.