CREAS realiza campanha de prevenção a violência sexual e trabalho infantil

Em 07/03/2019 às 12:24:21


CREAS realiza campanha de prevenção a violência sexual e trabalho infantil

Na ultima sexta-feira, 1 de março, o CREAS, Centro de Referência Especializado em Assistência Social, realizou uma campanha de conscientização sobre violência sexual e trabalho infantil.

Infelizmente a violência sexual e o trabalho infantil atinge grande número de vítimas, inclusive com alguns casos registrados em nosso município.

Um folder contendo textos que preparam a sociedade a identificar ocorrências de abusos, foi desenvolvido pelo psicólogo do CREAS. Este material foi distribuído nas escolas para que os professores trabalhem o tema com seus alunos.

As unidades de saúde também receberam este material, neste caso, os agentes de saúde irão distribuir os folders nas residências da comunidade.

O que é violência sexual:

É toda violência de natureza sexual praticada por um ou mais adultos em criança ou adolescente para satisfazer se sexualmente.

Ocorre tanto no meio familiar, por pessoas próximas ou de convívio, onde a criança é envolvida em atividades como: palavras obscenas, exposição de genitais ou material pornográfico, telefonemas obscenos, sexo oral, vaginal ou anal.

Criança ou adolescente vítima de violência sexual podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Ansiedade elevada;
  • Tristeza profunda;
  • Choro;
  • Agressividade;
  • Queda de rendimento escolar;
  • Instabilidade emocional;
  • Alterações de sono e apetite;
  • Marcas e hematomas pelo corpo que procuram esconder;
  • Uso de álcool e drogas;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Gravidez entre outros.

O que é trabalho infantil?

Basicamente, o trabalho infantil é aquele realizado por menores de 16 anos, com exceção do trabalho de aprendiz, permitido pela legislação brasileira à adolescentes maiores de 14 anos e com registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social.

O trabalho infantil pode, em condições inadequadas, trazer problemas às crianças, entre eles:

  1. Físico
    pode trazer problemas no desenvolvimento ósseo e muscular, órgãos e pele. Diminuição da visão periférica e ficam sujeitos a mais problemas de saúde de forma precoce.
  2. Social
    Vivencia a exclusão, deixando de viver a infância e a adolescência, fundamentais para seu desenvolvimento emocional e social.
  3. Emocional
    Pode adquirir dificuldades, nos relacionamentos, na aprendizagem e de ordem psicológica.

No Brasil, milhões de crianças abandonam as escolas para trabalhar nas ruas, onde ficam vulneráveis, desprotegidas e expostas a drogas, violência, exploração e violência sexual e até correm risco de vida.
 

DENUNCIE:

Números de contato para denuncia

PM: 190

Guarda Municipal: 153

Conselho tutelar:
035 3731-4007

035 99250-0287

 

Disque 100 (denuncia anônima)

 


Comente esta notícia

Todos comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da Prefeitura Municipal de Andradas. Para fins de identificação, para comentar este conteúdo é necessário ter uma conta no Facebook®.


Transparência


Prefeitura Municipal de Andradas

Praça 22 de Fevereiro, s/nº, Centro. CEP: 37795-000 | Andradas - MG

(35) 3739-2000

Atendimento ao público de segunda à sexta das 12h às 18h.


Abrir Menu
X